Os desafios e as modalidades da próxima década no que diz respeito à descoberta de novos medicamentos, as novidades da fase pré-clínica de investigação e a perspetiva da indústria. Estes são alguns dos tópicos a abordar no “Drug Discovery 2030: A Roadmap for a New Decade”, um curso intensivo, em regime de b-learning, que está a ser organizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ao abrigo do programa Erasmus+ BIP.

A equipa de investigação do Grupo de Química Medicinal da FCUP, liderado pela docente Fernanda Borges, e integrado no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), está à frente deste curso destinado a estudantes de mestrado e doutoramento da U.Porto e das universidades europeias parceiras: Universidade de Ghent, da Bélgica, Universidade de Pisa e Universidade de Cagliari, de Itália.

“Com base na experiência do mundo real e realidades práticas, energizados por palestrantes convidados especializados em cada assunto, os participantes percorrerão, passo a passo, o caminho típico da natureza multidisciplinar da descoberta de medicamentos”, destaca a organização.

curso é composto por três módulos: dois virtuais (de 26 a 30 de junho e no dia 12 de julho) e um presencial (de 3 a 7 de julho). As inscrições, embora gratuitas, são obrigatórias.

O módulo presencial, limitado a 20 vagas e mais direcionado para as universidades parceiras, inclui uma visita aos laboratórios na FCUP, à BIAL, enquanto representante da indústria farmacêutica e a instalações da PT-OPENSCREEN: Infraestrutura Nacional para a Química Biológica e Genética, à qual pertence, recentemente, a FCUP. A iniciativa termina com uma visita cultural.

U.Porto no mapa europeu da descoberta de novos fármacos

O Grupo de Química Medicinal do CIQUP integrou, em 2022, a rede da PT-OPENSCREEN: Infraestrutura Nacional para a Química Biológica e Genéticaque integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico.

Este grupo de investigação foi convidado pela FCT e pelo MCTES a efetuar uma candidatura a grupo parceiro da EU-OPENSCREEN ERIC. Após submissão do processo, com o apoio do apoio do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP e do CIQUP, esta foi aprovada.

“Este reconhecimento de excelência a nível europeu permitiu, e permitirá, a participação do grupo em diversos projetos europeus, nomeadamente os incluídos na call HORIZON-INFRA-2023-DEV-01-03 dedicados à Consolidation of the RI landscape – Individual support for evolution and long-term sustainability of pan-European research infrastructures”, sublinha Fernanda Borges, líder do grupo de investigação.

Em 2022, a PT-OPENSCREEN foi incluída na infraestrutura pan-europeia EU-OPENSCREEN ERIC, um consórcio de investigação constituído por Universidades Europeias e Institutos de Investigação dedicado à fase inicial do processo de descoberta de novos fármacos.

Esta rede europeia de acesso aberto é constituída por grupos I&R especializados em High-Throughput Screening, Química Biológica, Química Medicinal, Análise Proteómica – Metabolómica  e Indústrias Farmacêuticas. Tem como objetivo facilitar o acesso transnacional a tecnologias e serviços de excelência na área referida.

O consórcio PT-OPENSCREEN é constituído até à data 20 instituições de I&D do Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Madeira e Açores. A U.Porto está representada pelo i3S, pelo Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).