A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai integrar o projeto europeu Greenpeg, que visa o desenvolvimento de novos métodos de prospeção de rochas com elementos raros, como forma de assegurar uma transição energética para o uso cada vez mais generalizado de energias verdes e sustentáveis na Europa.

O objetivo é que, com este projeto, sejam lançadas as bases para a descoberta de depósitos de recursos geológicos, compostos por elementos químicos raros e fundamentais para a transição enegética. Entre eles incluem-se o lítio, que pode ser usado em baterias, mas também o estanho, o tântalo, o berílio ou as terras raras, que podem ser usadas nos magnetos das turbinas eólicas.

Os trabalhos do projeto vão começar em meados do mês de agosto com um trabalho de campo a ser desenvolvido na Noruega. “A nossa equipa vai validar as zonas que já estudamos anteriormente com técnicas de deteção remota por satélites e drones, através de equipamentos portáteis que permitem fazer medições sem deixar qualquer tipo de marca no terreno”, explica Alexandre Lima, docente da FCUP e responsável pela coordenação deste projeto em Portugal.

“Estes equipamentos fazem uma «leitura» das rochas através de um laser e do espectro recolhido  para podermos verificar se a nossa interpretação por deteção remota confirma os alvos positivos, ou não (falsos positivos)”. Ou seja, “se os elementos que estamos à procura existem ou não nessas rochas”, acrescenta o também investigador do Instituto de Ciências da Terra.

Reaproveitar conhecimento

A FCUP, que estará igualmente envolvida em trabalho de campo na Áustria e Irlanda, está a usar neste projeto o conhecimento científico que já tinha sido adquirido no projeto europeu LIGHTS, no âmbito do qual tem vindo a ser desenvolvido, ao longo dos últimos dois anos, software que deteta zonas de interesse através de imagens de satélite.

Alexandre Lima prevê que, ao fim de três anos, “o mesmo trabalho de prospeção que agora vai ser desenvolvido possa ser feito também em Portugal”.

Liderada pela docente Ana Teodoro, a equipa da FCUP – que será responsável pelo Work Package 2 deste projeto – conta também com a participação dos docentes Rui Moura, Maria dos Anjos Ribeiro, Clara Vasconcelos e pela geóloga Joana Fernandes, estudante do doutoramento em Geociências.

O projeto GreenPeg, cuja primeira reunião está marcada para o dia 5 de junho, é financiado ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020, tem a duração de quatro anos e conta com participantes provenientes de sete países.