A Casa das Ciências e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a organizar, em conjunto, uma conferência sobre as alterações climáticas, que contará com a participação de investigadores de norte a sul do país.

O evento, com data marcada para 4 de maio, contará com uma série de palestras, presenciais, mas transmitidas online, de acesso gratuito.

Uma das palestras será proferida na FCUP por Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia, e terá como tema “A Física das Alterações Climáticas”.

“Discutiremos alguns aspetos da variabilidade climática e uma nova abordagem para entendê-los, com particular ênfase no papel das atividades humanas na problemática das alterações climáticas. Apresentaremos também algumas propostas para estimular a restauração de ecossistemas”, pode ler-se na descrição da palestra.

Orfeu Bertolami, da FCUP, será um dos oradores das palestras.

Para além do docente da FCUP, participam ainda na iniciativa Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Luís Vítor Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Carmen Diego Gonçalves, do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e João Ribeiro Mendes, do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho.

As inscrições para as palestras, que se destinam a todo o público interessado e também a alunos de ensino secundário e superior, estão abertas até 28 de abril.

“Agir é urgente”

Esta conferência surge num contexto em que as consequências das alterações climáticas cada vez mais se fazem sentir.

“A comunidade científica, que há vários anos estuda causas e efeitos, não tem ainda um consenso sobre causas, embora os efeitos aparentemente ninguém os nega. Uma coisa é certa: agir é urgente, sobretudo a nível político e socioecónomico”, refere João Nuno Tavares, diretor da Casa das Ciências e docente do Departamento de Matemática da FCUP.

O docente nota ainda que “a comunidade científica poderá e deverá ter um papel determinante na definição de políticas que garantam um planeta e uma economia sustentáveis para as gerações futuras”.

Esta semana, as Nações Unidas declararam que as alterações climáticas estão a pôr em risco um terço dos locais considerados património natural da humanidade e um sexto do património cultural mundial.