A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) criou um novo laboratório equipado com um ICP-MS | Espectrómetro de Massa com Plasma Indutivo Acoplado, que permite analisar mais de 70 elementos da tabela periódica por amostra em menos de 1 minuto de análise. O ICP-MS Laboratory, instalado no Departamento de Química e Bioquímica, surgiu a partir de um contrato de parceria entre a FCUP e a empresa alemã Analytik Jena GmbH, líder na fabricação e desenvolvimento deste tipo de equipamento.

Os equipamentos disponibilizados neste laboratório possibilitam a análise multielementar, o que faz com que esta técnica de análise possa ser aplicada ao estudo de amostras das mais diversas origens como solo, amostras metalúrgicas, agrícolas, alimentos, produtos petrolíferos, semicondutores, materiais biológicos e fármacos, entre outros. 

Na área da segurança alimentar, o ICP-MS permite quantificar níveis vestigiais de elementos tóxicos e não tóxicos em produtos alimentares como arroz, peixe ou bebidas quando associado à técnica de cromatografia em fase líquida que está também disponível neste laboratório.

“Terão acesso a este Laboratório os grupos de investigação dentro do perímetro da U.Porto, sendo dada prioridade a trabalhos e análises que envolvam projetos de investigação científica e tecnológica e ainda a projetos de desenvolvimento de metodologias e aplicações de ICP-MS em parceria com a Analytik Jena”, realça Luís Belchior Santos, docente do Departamento de Química e Bioquímica, responsável pela criação do ICP-MS Laboratory. 

Estas palavras foram dirigidas a dezenas de investigadores, de áreas diversas, desde a química, bioquímica, física e geologia, que assistiram à inauguração e apresentação do novo equipamento, no passado dia 13 de maio, na FCUP. 

Da esquerda para a direita, Luísa Moura, CEO da Specanalítica, representante em Portugal da Analytik Jena (AJ), Jan Scholz, Regional Sales Manager, da AJ, Rui Santos, Global Manager ICP-MS Application Specialist, e Luís Belchior Santos, docente da FCUP.  (Foto: SICC.FCUP)

No evento participaram vários elementos da empresa alemã Analytik Jena GmbH, entre eles, Jan Scholz, Regional Sales Manager | Sales EMEA, e Rui Santos, Global Manager ICP-MS Application Specialist, licenciado e doutorado em Química pela FCUP, que fez uma apresentação e demonstração breve das funcionalidades do equipamento.

“As amostras são na sua maioria introduzidas em forma líquida, existindo também a opção de acoplar um Laser permitindo a análise in situ de amostras sólidas, convertidas em aerossol. Depois são misturadas com árgon, que forma um plasma gerado por radiofrequência. O plasma é mantido por um campo magnético onde alcança uma temperatura na ordem de 10000 Kelvin, o que permite a ionização da quase totalidade dos elementos químicos. Os iões aqui formados são conduzidos para um espectrómetro de massa (Quadrupolo), através de um sistema de lentes e interface, que separa os diferentes iões na sua razão massa/carga, para posteriormente serem detetados por um multiplicador de electrões”, explicou Rui Santos.

Rui Santos fez uma apresentação e demonstração breve das funcionalidades do equipamento. (Foto: SICC.FCUP)

Segundo o mesmo responsável, o ICP-MS modelo PlasmaQuant MS Elite S da marca Analytik Jena distingue-se “por ser imbatível em termos de sensibilidade e também pelos seus últimos desenvolvimentos que permitem poupar 50% do consumo de árgon, quando comparado com equipamentos similares. Devido a várias inovações e componentes patenteados, permite alcançar limites de deteção de ppq (partes por quadrilhão) em alguns dos elementos e até precisões superiores em razões isotópicas, entre muitas outras vantagens”.

O ICP-MS está localizado no 3.º piso do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) no laboratório 3.38 (Edifício FC2 na Rua do Campo Alegre, 4169-007 Porto). 

Os interessados em saber mais informações sobre este laboratório deverão entrar em contacto com o docente e investigador, Luís Belchior Santos, através do e-mail [email protected].