A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai comemorar no próximo dia 30 de junho, o Dia do Asteróide, um movimento de alerta global que visa consciencializar a sociedade dos riscos associados ao impacto de asteroides, as medidas para a sua deteção e mitigação dos riscos.

Organizadas pelo Departamento de Física da FCUP, o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) e pelo CAUP/IA , as comemorações vão decorrer ao longo dia, nos espaços da Fundação de Serralves.

Cartaz do evento

programa inicia-se às 11h00 com atividades para os mais pequenos (crianças dos 4 aos 12 anos). A sessão de abertura está marcada para as 14h45 e contará com a presença de Orfeu Bertolami (Diretor do DFA – Departamento de Física e Astronomia da FCUP) e de Isabel Pires de Lima (Vice-Presidente Conselho de Administração da Fundação de Serralves).

Seguem-se três momentos dedicados ao mundo dos asteróides, liderados por Orfeu Bertolami, pela astronauta da NASA Nicole Stott, e por Teresa Seixas (DFA/FCUP). A moderar as intervenções estará o investigador Manuel Silva (DFA, CITEUC).

Após uma pausa para café, o programa prossegue a partir das 17h30 com uma visita guiada à exposição de meteoritos com a Prof. Dra. Helena Couto. Para as 18h00 está agendada uma sessão de cartazes e visualização de filmes, seguida da leitura de excertos de “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, por Marisa Monteiro, Muse de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) .

A entrada é livre.

Mais informações na página do evento no Facebook.