A celebrar 111 anos de existência, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinalou, a 12 de outubro, o Dia FCUP 2022, com uma cerimónia dedicada ao tema do “Contributo da Ciência e das Tecnologias emergentes para a Sustentabilidade”.

Realizada no Auditório Ferreira da Silva, a cerimónia contou com momentos de homenagem, reconhecimento, distinção e atribuição de prémios a diferentes membros da comunidade FCUP.

Alinhando-se com a Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2022 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e com a perspetiva de que “Precisamos de mais ciências básicas para alcançar a Agenda 2030 e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável”, a FCUP adotou como lema para este ano o referido “Contributo da Ciência e Tecnologias Emergentes para o Desenvolvimento Sustentável“.

Com base neste lema e nos princípios que nele se encerram, a FCUP, enquanto escola de Ciência e de Tecnologias Emergentes, proporcionou, a todos os presentes na cerimónia e àqueles que assistiram ao evento via streaming, um momento diferente, em formato pitch, com uma breve mostra preparada por docentes da FCUP sobre o contributo das suas áreas científicas para a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

José Lameiras (Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território), Luís Filipe Castro (Departamento de Biologia), Iva Fernandes (Departamento de Química e Bioquímica), Alípio Jorge (Departamento de Ciência de Computadores), Hélder Crespo (Departamento de Física e Astronomia) e Jorge Freitas (Departamento de Matemática), apresentaram os projetos e a investigação realizada e em curso, mostrando como o Ensino e a Investigação proporcionam conhecimento científico/tecnológico e uma maior consciência global, para que cada cidadão possa atuar como protagonista de um desenvolvimento sustentável.

Homenagens à comunidade FCUP

A cerimónia contou com as intervenções da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, da colaboradora homenageada pela dedicação profissional de quase meio século à FCUP, Lourdes Zilhão, da presidente da Associação de Estudantes da FCUP, Andreia Fonseca, e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Foram homenageados docentes jubilados ao longo do último ano, bem como docentes e colaboradores técnicos que durante o mesmo período se aposentaram e docentes que concluíram a sua agregação.

Houve ainda lugar à homenagem a docentes que se destacaram pelo trabalho realizado e que muito contribuiu para o prestígio e projeção da FCUP. Os homenageados foram Óscar Felgueiras, Bruno Loff, Nuno Cardoso Santos e Susana Soares.

Por fim, celebrou-se a conclusão do 12º ano de escolaridade por colaboradores técnicos que, ao abrigo da iniciativa da Faculdade de Ciências com a Escola Artística e Profissional Árvore, permitiu a realização, nas instalações da FCUP, do respetivo processo de reconhecimento, certificação e validação de competências.

O Dia da FCUP 2022 – ver cerimónia completa no canal YouTube da FCUP – contou ainda com atuações das tunas da faculdade, a Javardémica e a Cientuna.