A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) vai desenvolver  um conjunto de iniciativas com vista à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis no Mercado do Bolhão.

O projeto, designado “Bolhão + Saudável” e inserido no novo programa “Dias da Saúde no Bolhão” promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP), visa “unir o know-how da academia com aquilo que é a cultura e a saúde dos cidadãos portuenses e todos aqueles que vierem a este mercado”, explica Pedro Graça, diretor da FCNAUP.

“Queremos capacitar todos aqueles que por aqui passam, incluindo os comerciantes, sobre como utilizar todos os alimentos que são vendidos no mercado. Esta escolha pode ter como base vários critérios seja a sazonalidade do alimento, seja o seu sabor”, acrescenta o diretor, a propósito da assinatura, no passado dia 21 de abril, do protocolo com a Empresa Municipal GO Porto, que gere o histórico e agora renovado mercado.

A vereadora da Saúde e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, sublinhou por sua vez que “o Mercado do Bolhão é um local central e emblemático da cidade, com foco na venda de produtos alimentares e frequentado, diariamente, por inúmeros compradores e visitantes”, motivo pelo qual constitui um “espaço de excelência para a promoção de literacia alimentar e nutricional”.

O que veio primeiro foi o ovo

A primeira ação do “Bolhão + Saudável” está agendada já para esta sexta-feira, 28 de abril, e terá como “alimento central” o ovo.

Durante esse dia, a equipa da FCNAUP atuará em duas vertentes: por um lado, trabalharão com os comerciantes do Mercado do Bolhão com vista a transferir conhecimento sobre questões de higiene e segurança relacionadas com este alimento.

Em paralelo, serão promovidas atividades junto dos visitantes do mercado que, além de terminar com alguns mitos, visa desconstruir o potencial nutricional do ovo e como este pode ser usado numa alimentação equilibrada.