A fotografia de alimentos é cada vez mais uma competência diferenciadora do ponto de vista profissional. Para responder a esta necessidade do mercado, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) lança uma formação inovadora na área – “Fotografia de Produto aplicada às Ciências da Nutrição” – que visa dotar os formandos das capacidades técnicas necessárias para serem autónomas na área.

Tendo como principais destinatários os estudantes e licenciados em Ciências da Nutrição e áreas afins (Dietética, Dietética e Nutrição), mas aberto também a profissionais de outras áreas de formação e a todos os estudantes e alumni da U.Porto, o curso ficará a cargo dos fotojornalistas Egídio Santos e Rui Farinha que, durante as sessões, abordarão temas técnicos como exposição fotográfica, pós-produção e edição ou maquetização.

“Trata-se de responder a uma necessidade do mercado. A transição digital também está na nutrição e cada vez mais os nossos estudantes sentem a necessidade de, no seu dia a dia, produzir conteúdos visuais para melhorar a interação com os seus públicos-alvo. Este curso vem dar resposta a essa necessidade”, explica Pedro Graça, diretor da FCNAUP e coordenador científico da instituição.

“Esta aposta de up-skill na área da comunicação tem sido uma premissa da faculdade. Ao longo dos últimos anos temos reforçado a oferta formativa nesta área, quer através dos planos curriculares obrigatórios, quer através de unidades curriculares optativas ou de cursos livres, como é o caso. Hoje os nossos estudantes podem optar por adquirir conhecimentos em áreas como o marketing alimentar, comunicação estratégica, design e áreas afins.”, acrescenta o diretor.

A primeira edição do curso vai decorrer lugar de 8 de maio a 5 de junho, nas instalações da FCNAUP, no Campo Alegre. As sessões terão lugar às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 20h00 e as 22h00, salvo pequenas alterações.

Sendo esta uma formação com uma enorme componente prática, os formandos devem ter a sua própria máquina fotográfica ou um smartphone.

As candidaturas são abertas a toda a comunidade e dever ser feitas até 30 abril, através da página do curso.