A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentaram, no passado dia 3 de março, dois projetos conjuntos – o SPARE+ e o C2S –, direcionados para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças e jovens.

Um dos projeto apresentados chama-se SPARE+ – Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares e tem como objetivo ajudar a planear refeições escolares de forma efetiva, organizada e de acordo com as principais recomendações alimentares e nutricionais.

A ferramenta foi desenvolvida pela FCNAUP – com o apoio da Faculdade de Engenharia da U.Porto Porto (FEUP) – e pretende envolver toda a comunidade escolar na promoção de comportamentos alimentares saudáveis.

“Num ponto de vista prático, o SPARE+ permite ao utilizador levar a cabo tarefas como a avaliação qualitativa de ementas, considerar a variedade semanal e mensal da oferta alimentar, calcular o equilíbrio nutricional das ementas ou avaliar e monitorizar a qualidade, higiene e segurança das mesmas.”, explica Ada Rocha, professora da FCNAUP e coordenadora do projeto.

“Devemos também destacar que a aplicação ajuda o utilizador a manter-se atualizado sobre vários temas relacionados com o planeamento de ementas, tal como conhecer e verificar políticas alimentares escolar. O objetivo é que esta aplicação sirva de apoio constante e transversal no processo de planeamento das refeições em contexto escolar facilitando, tornando mais fácil integrar todas as variáveis possíveis”, acrescenta a docente.

Trabalhar  hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida

Para responder às necessidades e dúvidas de instituições e cuidadores de crianças até aos 3 anos de vida,  nasce por sua vez o projeto C2S – Cresce com Sabor e Saúde.

“Nos primeiros anos de vida as crianças estão numa fase altamente influenciada pela sua alimentação e pelo ambiente em que estão inseridas. No entanto, cuidadores e profissionais são rodeados de informação e torna-se difícil decidir qual a fonte mais credível.”, apresenta Cláudia Afonso, docente da FCNAUP.

“Pretendemos atuar nesse âmbito. Queremos, não só perceber o que está a acontecer “no terreno”, percebendo os hábitos destas crianças em contexto de creches e também desenvolver intervenções promotoras de alimentação saudável de uma forma integrada. Um exemplo disso será através do blog do projeto, criando uma fonte de conhecimentos atuais e cientificamente validada”, adianta.

Para maximizar a sua implementação e, consequentemente, o apoio prestado, o projeto atuou em três fases – Diagnóstico, Intervenção e Avaliação Final. Durante a fase de diagnóstico procedeu-se à avaliação da oferta alimentar das instituições e a avaliação do conhecimento de todas as partes envolvidas – tais como encarregados de educação, cuidadores, profissionais das instituições.

Após identificadas os principais constrangimentos, dificuldades e pontos a melhorar, o projeto desenvolveu planos de intervenção individualizados para as instituições relativas à oferta alimentar e às condições higiosanitárias e, também de formação adaptados às necessidades.

Todas as instituições foram posteriormente avaliadas, de forma a compreender o impacto da intervenção, que de um modo geral foi considerado bom.

Lançamento em Lisboa

A apresentação dos projetos SPARE+ e C2S decorreu no âmbito do evento “Promoção da Alimentação Saudável: Passado, Presente e Futuro”, promovido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Além da diretora do PNPAS, Maria João Gregório, também docente da FCNAUP, a sessão contou com Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, e Graça Freitas, Diretora-Geral de Saúde.

O evento decorreu no Palácio da Rocha do Conde D’Óbidos (Cruz Vermelha), em Lisboa.