600 anos das Tripas

FCNAUP assinala Dia Nacional da Gastronomia com ciclo de conferências sobre o património de gastronomia português.

Tripas à moda do Porto, francesinha, cozido à portuguesa e sardinha assada… Estes são alguns dos pratos tradicionais portugueses que vão ter um lugar de destaque no dia 29 de maio, num ciclo de conferências disponibilizado online para toda a comunidade pelas mãos da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) como forma de assinalar o Dia Nacional da Gastronomia.

Os conteúdos disponibilizados incluem uma mesa de abertura que conta com a presença de Pedro Moreira, diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação, e de Manuel Moura, presidente da Confraria Tripas à Moda do Porto, e prolongam-se com duas conferências sobre o património gastronómico português.

Joel Cleto, arqueólogo, historiador e divulgador do património português através do Porto Canal e do Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, é o protagonista de uma palestra intitulada “Da Idade do gelo à Francesinha”. Já Patrícia Padrão, nutricionista e professora na FCNAUP, convida a plateia a “Redescobrir a Alimentação Tradicional Portuguesa”.

Comemorado no último domingo de maio de cada ano, o Dia Nacional da Gastronomia foi instituído em 2015 pela Assembleia da República Portuguesa, no seguimento do reconhecimento da importância da preservação e valorização do Património Gastronómico de Portugal.

Mais informações aqui.