Edifício histórico do ICBAS será reabilitado para acolher novas instalações da FCNAUP.

Após mais de 35 anos em instalações provisórias, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) vai ter em breve uma casa própria, no edifício histórico do ICBAS, junto ao Hospital de Santo António.

O projeto de reabilitação do edifício para instalação da FCNAUP será apresentado publicamente pela primeira vez às 17 horas do dia 25 de março, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, dando início a um processo que se espera poder estar concluído em 2016, com a inauguração das novas instalações.

O edifício do Largo Professor Abel Salazar, inaugurado em 1935 para acolher a Faculdade de Medicina e que até há dois anos atrás foi a casa do ICBAS, será completamente renovado para acolher a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação em espaços modernizados e melhor organizados.

Os elementos arquitetónicos originais do edifício serão mantidos e recuperados – nomeadamente as fachadas, a biblioteca, os anfiteatros históricos e o “laboratório chimico” –, mas serão retirados todos os corpos, interiores e exteriores, que foram sendo acrescentados ao edifício, retirando-lhe a sua grandiosidade arquitetónica.

FCNAUP deixará instalações provisórias na FEUP em meados de 2016.

As novas instalações da FCNAUP irão comportar dois auditórios com capacidade conjunta para 300 pessoas, oito salas de aula teóricas e práticas com capacidade total para 407 estudantes, 475 metros quadrados de laboratórios, biblioteca, bar, uma sala de estudantes com 155 metros quadrados, espaços para a Associação de Estudantes, uma área para serviços administrativos e gabinetes para docentes.

O edifício continuará, no entanto, a servir as atividades de formação do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Três novos auditórios darão apoio ao ensino clínico da faculdade, para além de três salas de aula teóricas e do histórico Teatro Anatómico, que continuarão a servir o ICBAS.

A sessão de apresentação pública do projeto de arquitetura das novas instalações da FCNAUP contará com as intervenções do Reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, da diretora da faculdade, Maria DanielVaz de Almeida, e do arquiteto autor do projeto, João Castro Ferreira.