A FCNAUP é ainda hoje a única escola pública portuguesa a conferir o grau de licenciado em Ciências da Nutrição. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) comemora no próximo dia 31 de maio, 41 anos de existência, numa “festa” que terá como palco o edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira) e que se prolongará durante a noite, no Café “Piolho”, palco do II Encontro Alumni da FCNAUP.

As celebrações do Dia da FCNAUP têm início às 15h00, com a Alocução inaugural de Pedro Moreira, diretor da faculdade. Do programa da sessão destaca-se ainda a intervenção de Tiago Brandão, antigo estudante da U.Porto e atual diretor de Recursos Humanos da UNICER, que falará sobre o “Relacionamento  entre a Academia e a Sociedade Civil e Empresas”.

A tarde será ainda preenchida com a entrega das insígnias aos novos doutorados da FCNAUP e de prémios aos melhores estudantes da licenciatura em Ciências da Nutrição e uma homenagem aos colaboradores da faculdade com 25 anos de serviço. A Alocução de Encerramento ficará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Terminada a sessão, as celebrações transferem-se depois para o Café Piolho (Praça Parada Leitão) que, a partir das 18h00, recebe o II Encontro Alumni da FCNAUP. Ponto de encontro para as diferentes gerações de diplomados da faculdade, o evento arranca com uma “Cerveja d’Honra” e, entre momentos musicais e intervenções de membros da comunidade académica, culminará com a realização de um jantar Alumni (inscrições encerradas).

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação foi oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (a atual designação data de 1999), mas tem as suas raízes no bacharelato em Nutricionismo da Universidade do Porto, criado em 1976. Única faculdade pública portuguesa a conferir o grau de licenciado em Ciências da Nutrição, a FCNAUP distinguiu-se, nos seus 41 anos de existência, pela formação de excelência – reconhecida nacional e internacionalmente – que oferece nos diferentes ciclos de ensino na área das Ciências da Nutrição e Alimentação, bem como pelo trabalho científico que desenvolve neste campo do conhecimento. A Faculdade tem-se também destacado pelos serviços prestados à comunidade em prol da promoção de uma alimentação saudável entre a população portuguesa.