𝐏𝐚𝐮𝐥𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨𝐬, também conhecida como Paula Craft, foi a estudante distinguida da Faculdade de Belas Artes da U.Porto com o 𝐏𝐫é𝐦𝐢𝐨 𝐕𝐢𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐦𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐨𝐬𝐞𝐧𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟑/𝟐𝟎𝟐𝟒. A recém-graduada do Mestrado em Artes Plásticas – Pintura foi a estudante com a média mais alta no curso, na categoria 𝗣𝗶𝗻𝘁𝘂𝗿𝗮 da Universidade do Porto, no ano letivo 2023/2024. Já na categoria de Arquitetura, a distinção foi para Francisca Figueiredo, finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da U.Porto.
Instituídos em 2010, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Esposende e a U.Porto, os Prémios Viana de Lima reconhecem, anualmente, os estudantes finalistas dos cursos de Arquitetura e Belas Artes da Universidade com a média mais alta. Com um valor monetário de 2000 euros por prémio, esta distinção cumpre a vontade, expressa em testamento, do arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima, figura de referência da arquitetura moderna portuguesa.
O protocolo prevê ainda que o Município de Esposende assegure a gestão da Casa das Marinhas – obra emblemática de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto – e que, durante 30 anos, promova a atribuição dos prémios, valorizando o mérito académico e artístico dos estudantes.
Na edição de 2023/2024, Paula Santos (Paula Craft) ofereceu a obra “One by One”, enquanto Francisca Figueiredo doou a sua dissertação de mestrado intitulada O reviver de uma memória – A reconversão da Casa do Outeiro em Agualonga, passando ambas as peças a integrar o Fundo Viana de Lima.
Compromisso com a cultura, a educação e o talento jovem
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, destacou o papel dos prémios como “um marco de reconhecimento do talento e da excelência nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas”, realçando os “percursos individuais dos galardoados, mas também o território que lhe serve de inspiração e base de crescimento”. O autarca sublinhou a importância da colaboração entre a academia e a administração local na promoção da cultura e na valorização do talento jovem.
Em representação do Reitor da U.Porto, o Vice-Reitor Pedro Alves Costa considerou o momento “uma celebração académica” e felicitou as premiadas, bem como as suas famílias.
Realçando que esta distinção constitui “um extraordinário cartão de visita” para o percurso profissional das estudantes, refletindo o legado de Viana de Lima, Pedro Alves Costa Incentivou, ainda, as jovens artistas a prosseguirem um caminho pautado pela excelência, criatividade e pensamento crítico.
O Vice-Reitor lembrou também que os Prémios Viana de Lima não só reconhecem o percurso académico das premiadas, como também constitui um incentivo à continuidade do seu trabalho, integrando conhecimento, criatividade, coragem e dedicação, elementos essenciais para o sucesso em qualquer área. Destacou ainda a integração das obras das premiadas no Fundo Viana de Lima, facto que representa um marco significativo nas suas carreiras. Na sua intervenção, saudou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende pelo fortalecimento da parceria com a U.Porto.
A cerimónia contou com a presença do Vice-Reitor da U.Porto, Pedro Alves Costa, do Diretor da FAUP, João Pedro Xavier, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, e da Diretora da FBAUP, Lúcia Almeida Matos. (Foto: Município de Esposende)
Também os diretores da FBAUP e da FAUP, Lúcia Almeida Matos e João Pedro Xavier, respetivamente, deixaram palavras de reconhecimento às estudantes, enaltecendo a qualidade do seu trabalho e o envolvimento dos docentes no seu percurso formativo.
A sessão incluiu um momento musical a cargo do Trio de Guitarras da Escola de Música de Esposende e a exibição de um excerto do programa da RTP Visita Guiada, dedicado à Casa das Marinhas.