Exposição 'Peles de Imagem, Espelhos Luminosos' (até 19 JULHO 2025)

Sex16Mai(Mai 16)18:00Sáb19Jul(Jul 19)18:00Exposição 'Peles de Imagem, Espelhos Luminosos' (até 19 JULHO 2025)(Maio 16) 18:00 - (Julho 19) 18:00(GMT+01:00) FBAUP - Pavilhão de Exposições

Detalhes

No próximo dia 16 de maio, pelas 18 horas, inaugura, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a exposição Peles de Imagem, Espelhos Luminosos da artista Sofia Borges, integrada na Bienal’25 Fotografia do Porto. Com curadoria de Susana Lourenço Marques, fica patente até dia 19 de julho 2025.

A partir das coleções do Museu de História Natural e da Ciência e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Sofia Borges realiza uma residência artística que coloca em potência uma seleção dos objetos destas coleções.

Em colaboração com o artista Jonathan Uliel Saldanha, Sofia Borges cria uma peça sonora com trechos dos escritos do antropólogo francês Bruce Albert, a partir das gravações do xamã Yanomami Davi Kopenawa, publicadas no livro A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami (2010).

Nas palavras de Albert: as imagens fotográficas são designadas pelo termo utupë, que significa “imagem corpórea, essência vital, forma mítica primordial”, e também “reflexo, sombra, eco, miniatura, réplica, reprodução, desenho”. Enquanto pele é “invólucro corporal”, oposta à “imagem” (utu-pé) interior.

A exposição culmina numa obra de arte total, em que as noções de tempo e representação são invertidas para nos devolverem a dimensão ancestral do olhar dos animais sobre os seres humanos — os humanos de hoje e os que, no primeiro tempo, foram tornados animais.

Com entrada livrePeles de Imagem, Espelhos Luminosos pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

×Fechar