Exposição 'Peles de Imagem, Espelhos Luminosos' (até 19 JULHO 2025)
Detalhes
No próximo dia 16 de maio, pelas 18 horas, inaugura, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a exposição Peles de Imagem, Espelhos Luminosos da artista Sofia Borges, integrada na Bienal’25 Fotografia
Detalhes
No próximo dia 16 de maio, pelas 18 horas, inaugura, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a exposição Peles de Imagem, Espelhos Luminosos da artista Sofia Borges, integrada na Bienal’25 Fotografia do Porto. Com curadoria de Susana Lourenço Marques, fica patente até dia 19 de julho 2025.
A partir das coleções do Museu de História Natural e da Ciência e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Sofia Borges realiza uma residência artística que coloca em potência uma seleção dos objetos destas coleções.
Em colaboração com o artista Jonathan Uliel Saldanha, Sofia Borges cria uma peça sonora com trechos dos escritos do antropólogo francês Bruce Albert, a partir das gravações do xamã Yanomami Davi Kopenawa, publicadas no livro A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami (2010).
Nas palavras de Albert: as imagens fotográficas são designadas pelo termo utupë, que significa “imagem corpórea, essência vital, forma mítica primordial”, e também “reflexo, sombra, eco, miniatura, réplica, reprodução, desenho”. Enquanto pele é “invólucro corporal”, oposta à “imagem” (utu-pé) interior.
A exposição culmina numa obra de arte total, em que as noções de tempo e representação são invertidas para nos devolverem a dimensão ancestral do olhar dos animais sobre os seres humanos — os humanos de hoje e os que, no primeiro tempo, foram tornados animais.
Com entrada livre, Peles de Imagem, Espelhos Luminosos pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.