Exposição Expor a Escola - nos 75 anos da fundação da ESBAP (até 3 MAIO 2025)
Detalhes
A Faculdade de Belas Artes da U.Porto apresenta, no Pavilhão de Exposições, a exposição Expor a Escola – nos 75 anos da fundação da Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP). Expor
Detalhes
A Faculdade de Belas Artes da U.Porto apresenta, no Pavilhão de Exposições, a exposição Expor a Escola – nos 75 anos da fundação da Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP).
Expor a Escola revisita a atividade da ESBAP (1950-1992) cumprindo a missão que definiu bem cedo na sua criação: não só proporcionar formação de nível superior nas áreas das Artes Plásticas, Arquitetura e Design, mas incluir nesses percursos formativos dos seus estudantes e na atividade docente, uma orientação de abertura e serviço à comunidade, um esforço de internacionalização, oportunidades de visibilidade e reconhecimento aos que mais se foram destacando e pensar-se a si própria discutindo o futuro tendo como horizonte a sua integração na Universidade do Porto.
A exposição parte de documentação gráfica do arquivo da FBAUP como sejam folhetos, catálogos, cartazes e fotografias, associada a obras de arte, que testemunham o rico e diversificado percurso institucional da ESBAP. Destacam-se exemplos de abertura à sociedade, em exposições anuais da atividade letiva, como foram as Exposições Magnas e no apoio à divulgação do trabalho dos estudantes organizados em Exposições Extra-Escolares, ou apresentado em exposições individuais de finalistas. Assinalam-se ações diretamente orientadas para o serviço à comunidade, como o Serviço de Apoio Ambulatório Local – SAAL e ainda estratégias de divulgação cultural e artística concretizadas pelas Jornadas no Exterior e pelas Exposições-Encontro no Norte do país. Apontam-se momentos de internacionalização da ESBAP através de grandes iniciativas de organizações culturais de vários países como seja o British Council, promotor da exposição da obra de Henry Moore, de conferências de figuras de relevância internacional como a de Robert Auzelle, promovida pelo Instituto de Alta Cultura, de intercâmbios culturais apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e apresentam-se obras de alumni da ESBAP que integraram bienais internacionais como a Bienal de S. Paulo ou a Bienal de Paris.
Com entrada livre, pode ser visitada até dia 03 de maio de 2025, de terça-feira a sábado, das 14h00 às 18h00.