Exposição Artística ‘Pedra, Papel, Guerra’ (até 21 fev. 2025)

Ter10Dez(Dez 10)18:00Sex21Fev(Fev 21)18:00Exposição Artística ‘Pedra, Papel, Guerra’ (até 21 fev. 2025)Arqueologia da Litografia em Portugal(Dezembro 10) 18:00 - (Fevereiro 21) 18:00(GMT+00:00) Sala 4.39, 4º Piso do Edifício da Reitoria da Universidade do Porto

Detalhes

Pedra, Papel, Guerra é uma exposição promovida pelo grupo de investigação Pure Print Archeology (i2ADS/FBAUP), com o objetivo de reverter a invisibilidade da imagem impressa e apresentar novas leituras sobre uma coleção.
A exposição baseia-se num conjunto de espécimes da Coleção de Cartografia Histórica da Universidade do Porto para reconstruir, reencenar e recriar os princípios de produção da litografia no século XIX.
Em pleno século XXI, a pedra e o papel da litografia voltam a ser colocados como o centro da ação e princípio de diálogo entre investigação artística e arquivo. A mostra dá a conhecer os gestos de reconstrução, desde a obtenção de matérias-primas, ao estudo do desenho aplicado à cartografia, passando pelos processos de gravação sobre pedra e respetiva impressão. Entre etapas de produção, instrumentos de trabalho e incursões litográficas em território nacional, documenta-se e reencena-se o modo como a técnica comunica uma época, intervenientes, espaços e ideias, e como uma coleção pode ativar a criação artística e estimular o pensamento sobre a contemporaneidade.
O título Pedra, Papel, Guerra aponta para o clássico jogo ‘pedra, papel, tesoura’, introduzido na Europa a partir do Japão no século XIX, e sugere os cenários históricos de intensa disputa e globalização nos quais a litografia foi ferramenta política, tanto na Europa como em Portugal.

MARCAÇÃO DE VISITA mediante inscrição prévia AQUI
ou através do seguinte QR CODE
QR CODE - Exposição Pedra, Papel, Guerra

ARTISTAS
David Lopes, Antonio Regis da Silva, Joana Pintor, Marta Bełkot, Flor de Ceres Rabaçal

ORGANIZAÇÃO
Graciela Machado, David Lopes, João Carlos Garcia

Pure Print Archeology (i2ADS/FBAUP)

Pure Print Archeology é um grupo de investigação enquadrado no programa de investigação em ‘Produção Artística, Processos e Estudos Tecnológicos’ do i2ADS. Teve como base o projeto-semente denominado ‘Pure Print’ (2012-2021) conduzido no âmbito da investigação artística em gravura nos espaços oficinais da FBAUP, coordenado por Graciela Machado. A introdução de uma metodologia de investigação baseada nos aspetos materiais, técnicos e industriais moldou a ideia de ‘arqueologia’. ‘Arqueologia tecnológica’ passou assim denominar a metodologia aplicada às atividades académicas programadas para as Oficinas de Impressão da FBAUP, no qual os processos técnicos, os materiais e os discursos em torno dos mesmos é estudado, documentado e divulgado. Ao longo dos anos, constituíram-se novas linhas temáticas em parte dedicadas ao estudo de caso de arquivos e coleções públicas e históricas. O grupo de interesse PPA publica e expõe regularmente os resultados das investigações em desenvolvimento académico na FBAUP.

×Fechar