O estudante da FBAUP, Gil Mendonça ficou em 2º lugar pela sua curta ‘𝐓ó𝐏ê’, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, na 11ª edição dos Prémios Sophia Estudante 2025 promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, atribuídos durante ‘o maior evento de estudantes de cinema audiovisual do país’.

‘TóPê’ (2024), de Gil Mendonça é um filme sobre o meu pai, António Pedro Portugal, que faleceu quando eu era ainda muito novo. É um filme sobre as memórias que dele ficam, sobre as histórias e fotografias pelas quais eu o venho a conhecer, e sobre as pessoas que mais o amaram.’

Gil Wermeille Mendonça está presentemente a frequentar a Licenciatura em Desenho na Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), programa financiado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

´Lembra de Mim’, de Bárbara Barreto, Caroline Soares e João Cadima (Universidade Lusófona) foi o trabalho que conquistou o 1º lugar na mesma categoria.

‘O Trabalho de Ator’ foi o tema escolhido da 11ª edição do Sophia Estudante, que decorreu de 20 a 23 de fevereiro 2025, no Auditório Municipal de Albufeira.

Com uma programação preenchida, esta edição incluiu uma masterclass, oficinas para escolas, workshops, debates e uma exposição, para além das sessões de filmes em competição e entrega de prémios.

Imagem: ©Gil Mendonça