Daniela Ferreira Pinheiro, doutorada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e professora convidada na mesma instituição, é a vencedora da 1.ª edição do Prémio Ateneu Comercial do Porto, com a obra ‘À volta do Mesmo Enquanto Outro’.
Numa decisão tomada por unanimidade, o júri do prémio reconheceu a ‘qualidade e a relevância cultural da obra, o enquadramento teórico do trabalho e o seu contributo para a coleção da FBAUP’. O valor do prémio desta 1.ª edição é de 1000 euros.
A proposta vencedora propõe, nas palavras da autora, uma reflexão sobre o ‘reposicionamento formal e as possibilidades imagéticas e compositivas associadas à organização de um conjunto de módulos cromáticos sobre uma grelha regular pré-determinada. A partir de um quadro de constrangimentos, a deslocação e o reposicionamento formal, articulados com a repetição, convidam o espetador a manipular e explorar diferentes relações e interações percetivas entre os vários elementos em causa’.

‘À volta do Mesmo Enquanto Outro’, Daniela Ferreira Pinheiro, 2020, vidro float, madeira, esmalte e impressão (Foto: DR)
Sobre o Prémio Ateneu Comercial do Porto
Este Prémio é promovido anualmente pelo Ateneu Comercial do Porto que lhe dá o nome, em colaboração com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Com o objetivo de valorizar as Artes Plásticas, distingue, através de um prémio de aquisição anual, uma obra realizada no âmbito do Doutoramento em Artes Plásticas, apresentada em Provas Públicas no ano anterior, passando a integrar a coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.