Jacek Szewczyk é um dos mais conceituados designers e teóricos do Design da Polónia

O artista polaco Jacek Szewczyk, reitor da Academia de Arte e Design Eugeniusz Geppert, em Wrocław, vai receber esta terça-feira, 13 de novembro, a Medalha de Honra da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Com a atribuição desta insígnia, a FBAUP pretende distinguir Jacek Szewczyk pelo seu “relevante serviço prestado à arte e à cultura” bem como “pela sua visão universal e humanista, aberta à cooperação internacional, nomeadamente com a FBAUP a quem dedicou especial apreço e relevo, como Reitor da Academia de Wrocław”.  Na deliberação de atribuição da Medalha de Honra, Francisco Laranjo, diretor da FBAUP, destaca ainda “a assinalável e reconhecida obra de referência, também internacional, como Professor e também como artista.”

A cerimónia tem início marcado para as 16h, na Sala dos Órgãos de Gestão da Faculdade. A sessão, aberta a toda a comunidade, será precedida por uma apresentação do homenagedo, às 14h30, a decorrer no Anfiteatro do Pavilhão Carlos Ramos, momento em que que abordará questões relacionadas com o seu trabalho artístico e com a Academia de ensino superior artístico que dirige.

A apresentação será acompanhada da Aula Aberta “Classical printmaking in contemporary art” do Gravador sueco, Mikael Kihlman.


O homenageado

Natural de Wrocław, Jacek Szewczyk (1958) é um dos mais conceituados designers e teóricos do Design da Polónia. Formado na Academia de Arte e Design Eugeniusz Geppert, onde é professor catedrático, dirigiu o estúdio de Desenho Cristivo da instituição entre 2003 e 2005. Nesse ano é nomeado reitor da Academia, cargo que desempenhou até 2012.

Além do trabalho académico, Szewczyk tem uma vasta obra premiada nas áreas do grafismo, desenho e design gráfico. Os seus trabalhos podem ser encontrados em coleções públicas na Polónia e na Suécia, bem como em várias coleções particulares.