“Rapariga lavando os pés a uma criança” estará exposto durante o dia 2 de maio, na Faculdade de Belas Artes da U.Porto.

O desenho Rapariga lavando os pés a uma criança, pertencente ao acervo do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é a única obra de Leonardo da Vinci existente em Portugal. Na quinta-feira, 2 de maio, dia em que se assinalam exatamente 500 anos sobre a morte do mestre italiano, a obra estará exposta ao público no Pavilhão de Exposições da FBAUP, entre as 11h00 e as 20h00, com entrada livre.

Esta será uma oportunidade rara para ver de perto o desenho que terá sido realizado entre 1480 e 1483, antes de seguir por empréstimo para o museu mais visitado do mundo, o Museu do Louvre, em Paris, onde fará parte de uma exposição destinada também a assinalar os 500 anos da morte do mestre italiano da Renascença.

A autoria de Rapariga lavando os pés a uma criança foi reconhecido pela primeira vez como obra de Leonardo da Vinci em 1965, pelo historiador de arte e curador de arte britânico Philip Pouncey, corrigindo a antiga atribuição a Raffaellino da Reggio. Uma descoberta que foi tornada pública em 1978 através do artigo An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci na revista Apollo.

Crê-se que o desenho do mestre italiano da Renascença terá chegado ao Porto no século XIX, pela mão dos estudantes bolseiros da Academia Portuense de Belas-Artes que então frequentavam as academias italianas. Contudo, seria preciso esperar até ao século XX para ver a sua “paternidade” oficialmente reconhecida. Desde então, tem estado em itinerância por alguns dos mais importantes museus do mundo, de Madrid a Paris e Nova Iorque, passando pela Holanda, onde esteve recentemente em exibição.

A apresentação pública de Rapariga lavando os pés a uma criança decorrerá exclusivamente no dia 2 de maio.