A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) assinalou, no passado dia 17 de fevereiro, mais uma edição do Dia da FBAUP, destinado a celebrar os 243 anos do ensino artístico na cidade do Porto.
A cerimónia ficou marcada pela homenagem a Francisco Laranjo, antigo professor e diretor da FBAUP, que faleceu em novembro do ano passado. Lúcia Almeida Matos, diretora da Faculdade, recordou a “pessoa de referência” que era o pintor, e salientou o seu percurso na história das Belas Artes do Porto.
Em paralelo, foram também homenageados o arquiteto José Carlos Loureiro, falecido no início deste ano, bem como os melhores estudantes de cada curso das Belas Artes.
O Dia da FBAUP 2023 terminou com a inauguração da exposição “Culturas Paralelas”, resultante de uma colaboração com a Coleção Treger Saint Silvestre e o Centro de Arte Oliva.
“Nós trazemos a uma instituição onde se pratica, se ensina e se aprende a arte, um tipo de arte que não passa pela escola. Nunca passou pela escola, mas é igualmente importante e inspiradora”, destacou Lúcia Almeida Matos, relativamente à nova exposição patente no Pavilhão de Exposições da FBAUP.
Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.