A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), promove, no próximo dia 17 de fevereiro, a habitual celebração do Dia da FBAUP, evento que assinala este ano os 243 anos sobre a criação da Aula de Desenho e Debuxo e, com ela, o início do ensino artístico na cidade do Porto.

Com início marcado para as 16h00, na Aula Magna da FBAUP, o Dia da FBAUP 2023 abrirá com a intervenção da recentemente reeleita diretora da faculdade. Lúcia Almeida Matos fará depois a apresentação da equipa do Conselho Executivo para o quadriénio 2022-2026.

Outro momento alto da tarde será a Evocação de Francisco Laranjo (1955 -2022), o pintor e antigo diretor da FBAUP, recentemente falecido.

Aberta a toda a comunidade académica, a cerimónia incluirá ainda a entrega dos Prémios de Aquisição FBAUP 2021/2022 – Licenciatura em Artes Plásticas e Licenciatura em Design de Comunicação; a entrega dos Certificados de Mérito 2021/2022 – Licenciaturas e Mestrados; e a nomeação dos doutorados 2021/2022.

Para o final estão guardadas as intervenções da Presidente da Associação de Estudantes da FBAUP (AEFBAUP) e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que fará o discurso de encerramento.

A “festa” prolonga-se, depois, para o Pavilhão de Exposições da FBAUP, onde será inaugurada a exposição “Culturas Paralelas”, resultante de uma colaboração com a Coleção Treger Saint Silvestre e o Centro de Arte Oliva.

programa completo do Dia da FBAUP pode ser consultado aqui.

A história da FBAUP

Com origens na Aula de Desenho e Debuxo, iniciada em 1780, a Faculdade de Belas Artes da U.Porto resulta de um conjunto de experiências formativas e artísticas que fazem dela um ator de referência na história da arte portuguesa dos últimos dois séculos.

Deste processo histórico destaca-se a criação, em 1836, da Academia Portuense de Belas Artes, que oferecia aulas nas áreas da Pintura, Escultura, Arquitetura e  Desenho. Ainda no século XIX, a Academia dá origem à Escola Portuense de Belas Artes. Em 1950, esta ascende a Escola Superior de Belas Artes (ESBAP), afirmando-se rapidamente como uma referência incontornável no ensino artístico em Portugal no século XX.

Em 1979, o curso de arquitetura ganha autonomia e dá origem à Faculdade de Arquitetura na Universidade do Porto. Em 1994, também a ESBAP passa a fazer parte da U.Porto e a designar-se por Faculdade de Belas Artes, mantendo-se em funcionamento no Palacete Braguinha, um antigo palacete do século XIX que acolhe o ensino das Belas Artes desde 1928.