A Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) vai arrancar no próximo ano letivo com um novo e inovador curso de especialização em Design de Tecnologias para a Saúde.

Criada ao abrigo do “Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adulto” (cofinanciado pelos fundos europeus do mecanismo «NextGeneration EU» através do Plano de Recuperação e Resiliência da República Portuguesa), esta especialização pretende formar profissionais qualificados nos territórios do Design centrado no Humano e da interação Humano-Computador. Uma área de trabalho cada vez mais valorizada na indústria médica e que tem uma forte procura por parte dos empregadores na região Norte, nacional e internacional.

Com candidaturas abertas até 31 de agosto de 2022, a Especialização em Design de Tecnologias para a Saúde destina-se a estudantes com licenciatura ou mestrado em design de comunicação ou áreas afins ou licenciados em áreas artísticas, engenharia, ou comunicação, que se pretendam especializar nas áreas científicas do curso ou profissionais do design.

O curso vai realizar-se em modo de blended learning, conjugando atividades presenciais e online ao longo de um ano letivo, correspondendo a 48 créditos ECTS.  A formação estará assente nos princípios do Design para meios interativos e nas metodologias do Design Centrado no Humano aplicados à mHealth e eHealth; sólidos conhecimentos dos fatores humanos, suas relações e impactos na homeostasia do organismo, saúde e bem-estar associados à ‘User Experience’ e ainda dos métodos de ‘User Research’ no contexto da saúde. Serão ainda trabalhadas competências em prototipagem, design da interface, cibersegurança e privacidade.

Resultado da parceria da FBAUP com o centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, as faculdades de Engenharia e de Medicina da Universidade do Porto e a colaboração da UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, este novo curso surge como resposta a um mercado em que urge disponibilizar tecnologias de saúde completamente adaptadas aos seus utilizadores para a obtenção de melhores resultados no diagnóstico, tratamento e decisão clínica.