Pavilhão de Exposições da FBAUP

Exposição pode ser visitada no recentemente inaugurado Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

É uma exposição que reúne mais de 40 trabalhos de estudantes da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra da Universidade de Vigo, chama-se Proyectos Inacabados, 25 años. Una Facultade en la maleta, e vai estar patente de 18 de fevereiro a 9 de abril, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O projeto desta exposição resulta de um convite que foi apresentado pela FBAUP no âmbito da celebração dos 25 anos da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, da Universidade de Vigo.

A produção artística que se apresenta é constituída por trabalhos de natureza diversa, desde fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, tapeçaria, entre outros. De acordo com a Diretora da Faculdade e curadora, esta mostra é também uma homenagem a Boîte-en-valise de Marcel Duchamp. Trata-se de um “projeto curatorial que permanece inacabado”, que está “em constante evolução a partir da pretensão de se projetar para o futuro”. A exposição, acrescenta Silvia García González, procura ainda “re-elaborar os estereótipos aos quais nos fomos habituando” e debater “o posicionamento das Faculdades de Belas Artes” perante a “multidão de desafios impostos pela sociedade”.

Para o Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a celebração dos 25 anos da instituição “vizinha” constituiu uma oportunidade para dar mais este passo no sentido de fomentar aquela que já é uma “relação de proximidade” entre ambas as escolas.

José Paiva revela ainda que a FBAUP pretende, uma vez por ano, apresentar no seu próprio Pavilhão de Exposições a produção artística de escolas com as quais a FBAUP tenha vindo a desenvolver relações de cooperação.

A exposição inaugura no dia 18 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão de Exposições da FBAUP (Av. Rodrigues de Freitas, 265). Tem entrada livre e estará também aberta ao sábado. Para quem decidir visitar a exposição durante o mês de fevereiro, não esquecer que sábado é dia de Cinema no Bairro.