Publicação volta a destacar a “pedagogia única” da FAUP, “focada no desenho manual e nos métodos tradicionais”.

O Mestrado integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) figura pelo segundo ano consecutivo no ranking das 100 melhores escolas de arquitetura e design elaborado pela revista Italiana “Domus”, publicação de referência internacional nas áreas da arquitetura e do design europeu.

Parte integrante da edição de dezembro 2013 da revista, o “Domus School Guide 2014 – Europe´s top 100 schools of architecture and design 2014”, distingue a FAUP num total de 50 Escolas de Arquitetura. Ao todo, o ranking apresenta 120 cursos em cinco áreas da arquitetura (Arquitetura, História, Teoria e Crítica de Arquitetura) e do design (Design de Produto, Design Gráfico e Design Interativo), com descrição, grau conferido, duração, custo, requisitos de candidatura, professores e estudantes proeminentes, redes de parcerias, instalações e ambiente.

A FAUP é destacada pela sua “pedagogia única focada no desenho manual e nos métodos tradicionais como portas de entrada para a compreensão da arquitetura”. São ainda realçados aspetos como a “relação próxima entre professores, estudantes e antigos estudantes”, a qualidade da biblioteca “uma das mais importantes em Portugal” e do edifício projetado por Álvaro Siza. A revista lembra ainda as muitas colaborações que a escola desenvolve com o exterior: “É normal que os estudantes saiam do ambiente académico como forma de se prepararem para o mundo real”.

Fundada em 1928 pelo arquitecto Gio Ponti, a Domus é uma reputada publicação italiana dedicada à arquitectura, interiores, artes e design.

A versão reduzida do Guia (com as páginas genéricas e a parte dedicada à FAUP) pode ser consultada aqui.