Escola de verão vai contar com a presença de representantes de alguns importantes gabinetes internacionais de arquitetura. (Foto: Ivo Tavares)

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) prepara-se para receber, pelo quinto ano consecutivo, a Summer School Porto Academy, iniciativa que vai reunir, entre 20 e 27 de julho, cerca de 250 participantes de mais de 40 diferentes nacionalidades.

Coorganizada pela FAUP e pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, esta Escola de Verão promove um programa intenso focado na interação dos estudantes com arquitetos de méritos reconhecidos. Durante oito dias, alunos e arquitetos de diferentes nacionalidades dividem-se em vários grupos de trabalho e desenvolvem projectos com objetivos distintos. A par do workshop realizam-se visitas de estudo e conferências. A semana de workshops resulta numa apresentação final pública seguida de uma festa. Os trabalhos produzidos pelos estúdios ficam disponíveis online, em formato de livro para consulta. As conferências são gravadas em vídeo e todo o evento é registado e disponibilizado posteriormente online.

Para esta quinta edição da escola de verão estão confirmadas as presenças de representantes de alguns importantes gabinetes internacionais de arquitetura, entre os quais se conta o japonês Ryue Nishizawa, vencedor do Prémio Pritzker 2010, que protagonizará a conferência de abertura no dia 20, às 19h00, no Rivoli. A este juntam-se ainda o chileno Smiljan Radic, o grego Aristides Antonas, do belga Floris de Bruyn, as duplas suíças Gabrielle Hächler & Andreas Fuhrimann e Oliver Lütjens & Thomas Padmanabhan, os espanhóis Guillermo López, Irene Pérez e Jaume Mayol, o holandês Job Floris, o sueco Johan Celsing, o francês Louis Leger, o brasileiro Márcio Kogan, o português Pedro Bandeira e o irlandês Tom de Paor.

Este ano, e para além da FAUP, as conferências passam também pelo Rivoli e pelo Auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). No último dia, a habitual sessão de apresentação dos trabalhos finais vai ter lugar na Quinta da Conceição, já depois de os participantes terem realizado um périplo de visitas pelas obras de Álvaro Siza em Matosinhos.

A edição 2017 da Porto Academy conta com direção de Amélia Brandão Costa & Rodrigo da Costa Lima e terá ainda a colaboração especial do programa Please Share! da Casa da Arquitectura, comissariado por Roberto Cremascoli.

Mais informações em portoacademy.info