A patologista Fátima Carneiro, investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente distinguida com uma medalha Gago Award in European Science Policy, pelo trabalho desenvolvido nas áreas da ciência e da divulgação da cultura científica na Europa.

O prémio foi entregue durante a «5th Gago Conference», uma iniciativa conjunta da agência Ciência Viva e do German Cancer Research Center (DKFZ) que  decorreu no início do mês de outubro em Heidelberg (Alemanha), e que este ano foi dedicada ao tema «Investigação em cancro: a sociedade nas fronteiras do conhecimento».

Para Fátima Carneiro, esta distinção deixa-a muito orgulhosa, principalmente “por sentir que reflete o reconhecimento da atividade e divulgação científica do Ipatimup e do i3S”.

Para além da docência e investigação na U.Porto, Fátima Carneiro é diretora do serviço de Anatomia Patologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ). Foi Presidente da Sociedade Europeia de Patologia (2011-2013) e da Academia Nacional de Medicina de Portugal (2018-2020).

Em 2005, foi-lhe atribuído o Prémio “Estímulo à Excelência” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo valor do curriculum vitae e, um ano depois, foi condecorada pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique pelo seu contributo para a ciência.

Em 2018, foi eleita a patologista mais influente do mundo pela revista científica “The Pathologist” e um ano depois recebia a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Coautora de mais de 400 artigos científicos (Índice h:77) e de 26 capítulos de livros, incluindo publicações da UICC e IARC, Fátima Carneiro foi também coeditora e membro do Corpo Editorial dos livros da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre “Tumours of the Digestive System” (4ª e 5ª edições, respetivamente). A sua atividade de investigação centra-se no estudo da etiopatogénese e patologia molecular do cancro do estômago.

Sobre as «Gago Conferences»

As «Gago Conferences on European Science Policy» têm como objetivo proporcionar um fórum internacional para reforçar o debate sobre questões emergentes da política de investigação e inovação na Europa, bem como para promover o necessário envolvimento dos principais interessados na elaboração de políticas e na difusão do conhecimento na educação e cultura científicas. As Conferências procuram também reforçar a cooperação científica e tecnológica internacional em rede na Europa, no sentido de um impacto positivo à escala global.

Os Prémios Gago Awards foram lançados na primeira edição destas Conferências, que se realizou em 2018, no i3S, e têm como objetivo honrar o legado de José Mariano Gago. Para tal, prestam homenagem a líderes inspiradores, mulheres e homens, que contribuíram para o avanço da ciência e tecnologia europeias, reforçando assim o nosso futuro coletivo e a prosperidade partilhada.

Na primeira edição, o patologista, investigador e Professor Emérito da U.Porto Manuel Sobrinho Simões foi um dos premiados.

Para além de Fátima Carneiro, a edição deste ano dos «Gago Awards» distinguiu também os  os investigadores Michael Baumann, do DKFZ, e Anton Berns, Presidente da European Academy of Cancer Sciences.