A Federação Académica do Porto (FAP) organiza, no próximo dia 16 de fevereiro, quarta-feira, uma Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea aberta a toda a Academia do Porto e à comunidade em geral.

A decorrer entre as 14h00 e as 19h00, no Pólo Zero, esta campanha resulta “da urgente necessidade de reservas sanguíneas nos estabelecimentos de saúde”. Neste contexto, “a FAP convida toda a Academia do Porto a ser parte ativa da supressão deste problema que a todos diz respeito”, informa a federação em comunicado.

Para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg.

As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido COVID-19 devem aguardar 14 dias após a resolução dos sintomas para se candidatarem novamente. Já os que foram vacinados contra a COVID-19, com vacinas de mRNA Pfizer (Cominarty) e Moderna (SpikeVax), podem ser aceites como dadores de sangue, desde que se sintam bem e estejam assintomáticos.

Recorde-se que a FAP, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, promove regularmente campanhas de recolha de sangue nas faculdades da U.Porto e noutras instituições de ensino superior da cidade. Estas iniciativas têm permitido obter milhares de colheitas entre as instituições participantes, permitindo, desta forma, ajudar aqueles que mais necessitam.