A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta segunda-feira a atribuição da recém-criada Medalha de Mérito Diogo Vasconcelos a todos os estudantes da Academia do Porto que estiveram combate à pandemia, “quer na linha da frente junto dos profissionais de saúde, quer na produção de álcool-gel, equipamentos de proteção individual, ou qualquer outra área de apoio à comunidade”.

“Sentimos que era necessário reconhecer o esforço dos nossos estudantes que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o controlo da pandemia. Os jovens não estão, nem nunca estiveram alheios à situação que o país vive e estes jovens são o exemplo da responsabilidade individual e do esforço coletivo que a todos convoca”, justifica Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da FAP e membro do Conselho Geral da U.Porto.

Lançada no âmbito das comemorações do 32º aniversário da FAP e do 10.º aniversário do falecimento do seu fundador, a Medalha de Mérito Diogo Vasconcelos destina-se a “pessoas singulares ou coletivas que, pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo, tenham contribuído de forma inequívoca para a dignificação da Academia do Porto ou do Ensino Superior”.

Para além dos estudantes envolvidos no combate à pandemia, esta primeira edição da iniciativa homenageou também Francisco Carvalho Guerra, professor catedrático jubilado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e que acompanhou Diogo Vasconcelos na jornada de criação da FAP.

“Além de ser um homem da ciência, da investigação científica e da ética, contribuiu para a projeção de Portugal no mundo, e foi condecorado e distinguido múltiplas vezes por inúmeras entidades”, refere a FAP em comunicado.

A Federação Académica do Porto representa mais de 70.000 estudantes da Academia do Porto.