O médico Gilberto Costa, alumnus e Professor Associado Aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e antigo Chefe de Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário de São João, faleceu este sábado, aos 70 anos de idade.

Na Faculdade de Medicina, Gilberto Costa licenciou-se em 1981, tendo realizado, em 1995, provas de doutoramento em Ortopedia e Traumatologia com a apresentação de um trabalho experimental sobre “Cartilagem de Crescimento. Estudo Experimental da Impedância e Estimulação pela Corrente Elétrica”. Nesse mesmo ano, integrou a FMUP na qualidade de Professor Auxiliar de Ortopedia, tendo colaborado na formação de “muitas gerações de alunos e clínicos que o apreciavam pela sua inquietude científica”.

Ainda no âmbito da sua carreira académica, foi autor e coautor de dezenas de trabalhos científicos na área da Ortopedia, tendo apresentado trabalhos sobre o tema em variadas reuniões científicas nacionais e estrangeiras e sido distinguido com o Prémio Professor Jorge Mineiro da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Em 2010, foi promovido a Professor Associado da FMUP.

No que respeita à carreira clínica, Gilberto Costa dirigiu a Secção de Ortopedia Infantil do Serviço de Ortopedia do Hospital de São João e foi também responsável pela manutenção do Programa de Rastreio da Luxação Congénita da Anca no mesmo hospital.

Entre 2001 e 2017, foi Chefe de Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Um “dos mais ilustres” da escola de Ortopedia do Porto

Numa nota de pesar assinada por Manuel Gutierres (professor da FMUP) e Altamiro da Costa Pereira (diretor da instituição), destaca-se que “o Professor Doutor Gilberto Costa conquistou, com todo o mérito, um lugar na galeria dos mais ilustres da escola de Ortopedia do Hospital de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”.

Descrito como uma referência Nacional na área da Ortopedia Infantil, salientam-se “os milhares de crianças e doentes que o Professor Gilberto Costa tratou com inexcedível dedicação e rigor”, lê-se na mesma nota.

No último ano, Gilberto Costa foi agraciado com uma medalha da FMUP na Cerimónia de Homenagem aos Colaboradores Aposentados 2020/2021, um reconhecimento simbólico pelos “longos anos de serviço e pela dedicação empreendida pelos antigos docentes e técnicos aposentados da Instituição”.

O funeral de Gilberto Costa realiza-se esta segunda-feira (23 de maio), às 10h30, na Igreja de São Mamede de Infesta.