António Teixeira Fernandes, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto responsável pela criação da licenciatura em Sociologia, faleceu hoje, 24 de agosto de 2022, aos 83 anos de idade.

Doutorado em Sociologia pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália), António Teixeira Fernandes foi o grande impulsionador do ensino e da investigação em Sociologia na Universidade do Porto e é considerado um dos sociólogos de referência em Portugal, autor de dezenas de obras e artigos científicos seminais da Sociologia contemporânea nacional.

Foi por sua iniciativa que, em 1985, é criada a licenciatura de Sociologia na Faculdade de Letras, tendo sido responsável, apenas quatro mais tarde, pela fundação do Instituto de Sociologia, unidade de investigação da qual era ainda membro enquanto investigador convidado.

De facto, a evolução do ensino e investigação da Sociologia na Universidade do Porto está diretamente relacionada com a atividade académica de António Teixeira Fernandes. Foi também pela sua mão que, em 1991, foi editado o primeiro número da revista Sociologia da Faculdade de Letras e que, em 1994, foi lançada a primeira formação pós-graduada nesta área de estudo.

O Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, manifestou o pesar da instituição pela “perda de um dos seus grandes mestres”, realçando o “papel fundamental do Prof. Teixeira Fernandes no desenvolvimento da Sociologia na Universidade do Porto e em Portugal”, responsável por um “notável e ímpar legado que se destacará para sempre na história da Faculdade de Letras” da Universidade do Porto.

Também o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou publicamente o seu pesar pelo falecimento de António Teixeira Fernandes, um “académico e pedagogo muito prestigiado e grande impulsionador da afirmação científica e curricular da sociologia”.

O funeral realiza-se às 11h00 de amanhã, dia 25 de agosto, na igreja de Urrô, freguesia do concelho de Arouca de onde António Teixeira Fernandes era natural.