Faleceu, aos 91 anos, António Manuel Sampaio de Araújo Teixeira, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência na área da Cirurgia.

Nas palavras do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, “o Professor António Araújo Teixeira foi um cirurgião exímio e inovador que liderou o desenvolvimento da cirurgia geral, particularmente da cirurgia digestiva, na Faculdade de Medicina, em Portugal e internacionalmente”.

“A par de outras figuras importantes da FMUP do último quartel do século XX – tais como Daniel Serrão, Walter Osswald, António Coimbra, Norberto Teixeira dos Santos ou Alexandre de Sousa Pinto –, Araújo Teixeira marcou, indelevelmente, várias gerações de estudantes e docentes da Faculdade e cirurgiões de numerosas instituições assistenciais e académicas, públicas e privadas, do nosso País e mais além”, acrescenta.

Isso mesmo reconheceu o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, ao considerar que “o Professor António Araújo Teixeira foi um dos mais destacados membros da Universidade do Porto, primeiro como estudante e, mais tarde, como docente”.

“O seu contributo para o desenvolvimento da Cirurgia Geral deixa um legado de excelência no ensino da Universidade do Porto e na prática clínica do país. Gerações de médicos portugueses e internacionais ainda hoje beneficiam dos ensinamentos e da mentoria do Professor Araújo Teixeira, que se assumiu como um verdadeiro Mestre da Medicina e cuja memória perdurará muito para lá dos nossos dias”, nota o Reitor.

Sobre António Araújo Teixeira

Nascido no Porto, a 29 de novembro de 1931, António Manuel Sampaio de Araújo Teixeira fez o curso liceal em 1949, com distinção. Licenciou-se em Medicina em 1956, tendo concluído o doutoramento em 1966, com a classificação de 19 valores, com a tese “Repercussões Coledócica e Hepática da Cirurgia do Esfíncter de Oddi: subsídio para o seu estudo”.

Em 1970 prestou provas para professor extraordinário, tendo sido aprovado por unanimidade em mérito absoluto, pelo que lhe foi atribuído o título de Professor Agregado. Tomou posse como Professor Agregado de Patologia Clínica em 1971. Em 1974, foi nomeado regente da disciplina de Patologia Cirúrgica, passando a integrar a direção do respetivo serviço, na FMUP.

Dois anos depois, foi nomeado Professor Catedrático da disciplina de Medicina Operatória, com a exposição intitulada “Cirurgia da via biliar principal”, mantendo-se no cargo até à sua jubilação, em 2001.

Como médico, terminou o internato em Cirurgia com 20 valores, em 1962. Exerceu atividade no então Hospital Escolar de São João (atual Centro Hospitalar Universitário de São João), no Hospital de Santo António (atual Centro Hospitalar do Porto) e no Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia.

Foi assistente na Faculdade de Medicina da Paris e delegado à Assembleia Geral da Ordem dos Médicos, de 1962 a 1964. Em 1984, foi nomeado para o Conselho Científico, na área das Ciências da Saúde, do Instituto Nacional de Investigação Científica.

Publicou e apresentou comunicações em diversos congressos nacionais e estrangeiros, foi membro de diversas associações nacionais e internacionais e publicou diversos livros da sua autoria.

Em 2001, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Em 2019, foi distinguido pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

O funeral realiza-se nesta segunda-feira, dia 5 de junho, às 15h00, na Igreja do Foco, na Boavista.