A Professora Joana Carvalho, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e Vice-Reitora da Universidade do Porto (U.Porto), e Filipa Martins, estudante do Mestrado em Treino Desportivo da FADEUP que recentemente concluiu a sua carreira desportiva de alto rendimento, tomaram posse como membros do Conselho Nacional do Desporto (CND). Este órgão consultivo tem como missão aconselhar o Governo nas políticas desportivas nacionais, destacando-se pela sua importância para o desenvolvimento do desporto em diversas vertentes.

Joana Carvalho chega ao CND com uma vasta experiência na academia. Além de docente, foi Subdiretora, Presidente do Conselho Científico da FADEUP e ainda responsável por diversos projetos inovadores na área da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis. Atualmente, exerce funções de Vice-Reitora da U.Porto, onde coordena a área do Desporto. A sua nomeação reflete o papel estratégico das universidades, especialmente da U.Porto, na definição de políticas desportivas de impacto nacional.

Já Filipa Martins foi nomeada para o CND após dar por concluída a sua carreira como atleta de alto rendimento, no final da sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris. A experiência da estudante de mestrado da FADEUP como ginasta de elite, aliada ao seu percurso académico, proporciona-lhe uma visão prática e informada sobre as necessidades dos atletas e o futuro do desporto em Portugal. A sua nomeação reforça a importância da transição de carreira dos atletas e do apoio ao desporto de base nas políticas desportivas do país.

Além de Joana Carvalho e Filipa Martins, o Conselho Nacional do Desporto contará ainda com a participação de Avelino Azevedo, antigo estudante da FADEUP, Presidente do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e Vice-Presidente da European Physical Education Association (EUPEA). O grupo de especialistas do CND integra ainda Rosa Mota, membro do Conselho de Representantes da FADEUP, Fernanda Ribeiro, Leila Marques, Ticha Penicheiro, Rita Nabeiro e Isabel Barros.

Aos nove nomes indicados pelo executivo juntam-se ainda mais 30 representantes da Administração Pública e do movimento associativo desportivo, conforme estabelecido por decreto-lei. O Conselho Nacional do Desporto tem como responsabilidades elaborar pareceres e recomendações sobre a execução das políticas de atividade física e desporto, bem como zelar pela ética desportiva e exercer as competências que lhe são cometidas por lei.