Editado pelos docentes Cláudio Farias e Isabel Mesquita, o mais recente livro das Edições FADEUP representa um contributo inovador para a área da Educação Física: “O Ensino Centrado no Aluno com Foco na Equidade e Inclusão em Educação Física“. A obra destaca uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo educativo, promovendo a inclusão e o desenvolvimento holístico em contextos escolares.

Segundo os editores, o objetivo desta abordagem é garantir a autonomização gradual e sustentada dos alunos, capacitando-os para “tomar conta de si, e dos outros”. Este conceito articula as dimensões desportivo-motoras, cognitivas, sociais e afetivas de forma interdependente, desenvolvendo-se em ambientes pedagógicos equitativos e inclusivos.

Orientações pedagógicas para professores do século XXI

Com uma sólida base de fundamentos pedagógicos, a obra oferece um guia prático para professores de Educação Física que enfrentam os desafios do ensino no século XXI. Entre os temas explorados, destacam-se:

  • Planeamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem;
  • Metodologias e estratégias de ensino, desde o planeamento até à avaliação;
  • Modelos instrucionais centrados no aluno;
  • Estratégias para a transferência de responsabilidade sustentada para os aprendizes;
  • Ferramentas para a criação de ambientes pedagógicos inclusivos que promovam a aprendizagem desportivo-motora de todos os alunos.

Para Cláudio Farias e Isabel Mesquita, o livro não é apenas um recurso técnico, mas um instrumento de reflexão e transformação pedagógica, focado nos princípios de equidade e inclusão, fundamentais para o sucesso educativo.

Financiado pela FCT e disponível em edição limitada

Esta obra, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), está disponível numa edição limitada de distribuição gratuita. Os interessados podem solicitar um exemplar através do email da Biblioteca da FADEUP: [email protected].

Com esta publicação, as Edições FADEUP reafirmam o seu compromisso com a disseminação de conhecimento científico e pedagógico, contribuindo para a formação de professores e a qualidade da Educação Física.