Na passada terça-feira, 21 de janeiro, a Sala de Sessões Públicas da Câmara Municipal de Matosinhos foi palco do lançamento do mais recente livro do projeto REACT, “O Ensino do Movimento Através do Jogo: Uma Perspetiva Desenvolvimentista no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Com sala cheia, a cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e da Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Olga Vasconcelos, entre outras individualidades das duas instituições, investigadores do REACT e muitos professores.
Editado pelos investigadores Sara Pereira, Olga Vasconcelos, Cláudia Dias, Go Tani, Hugo Cruz e José Maia, e publicado pela Editora FADEUP, o livro conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A apresentação do novo livro REACT decorreu na C. M. Matosinhos / Foto: Carla Santos
O jogo como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento
Segundo os autores, esta obra explora um princípio pedagógico essencial: os métodos de ensino devem considerar as necessidades e expectativas das crianças, em alinhamento com o seu desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social.
A aprendizagem de habilidades motoras fundamentais é destacada como um elemento central do currículo, sendo comparada à alfabetização: “Sem estas habilidades, as crianças dificilmente desenvolverão a competência necessária para participar em diversos jogos e desportos, quer em contextos recreativos, quer competitivos”.
Os autores sublinham ainda a importância do jogo como um meio privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento: “O jogo é uma janela aberta para o mundo imaginário das crianças; através dele, exploram, aprendem e descobrem-se, crescendo e desenvolvendo-se com cada nova experiência de aprendizagem”.
O livro inclui também um último bloco com propostas de jogos voltados para o trabalho das habilidades motoras fundamentais, oferecendo aos educadores ferramentas práticas para aplicar esses conceitos em contexto escolar.
Projeto REACT: uma visão multidisciplinar sobre a infância
Este livro é o mais recente contributo do Projeto REACT, uma parceria entre a FADEUP e a Câmara Municipal de Matosinhos. Desenvolvido por uma equipa internacional que inclui investigadores do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D), das Universidades de Chicago e Carolina do Sul (EUA), da Universidade de S. Paulo (Brasil) e do CHEO Research Institute (Canadá), o REACT acompanhou uma amostra de 1000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de Matosinhos ao longo de três anos.
Através de uma abordagem multidisciplinar, o estudo mapeou o crescimento físico, o desenvolvimento motor e os comportamentos de saúde das crianças, considerando os contextos escolar e familiar. Este trabalho de investigação permitiu não só retratar o estado atual das crianças da região, mas também identificar tendências e propor soluções pedagógicas alinhadas com as necessidades das novas gerações.
Com esta obra, as Edições FADEUP reforçam o seu compromisso com a promoção de práticas pedagógicas baseadas em evidência científica.
Sendo um projeto financiado, “O Ensino do Movimento Através do Jogo: Uma Perspetiva Desenvolvimentista no 1.º Ciclo do Ensino Básico” tem distribuição digital gratuita aqui