A partir dos resultados do estudo “Porto Ativo”, nascido de uma colaboração entre o Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e o Município do Porto, acaba de ser lançado o projeto PORTO.COMVIDA, iniciativa que pretende promover a prática de atividade física entre os portuenses.
O projeto de investigação que se encontra na génese do PORTO.COMVIDA foi liderado pelos docentes Luísa Ávila da Costa (FADEUP), Alan Ferreira e Vítor Sobral (colaboradores externos). Segundo a docente FADEUP, com o nascimento desta iniciativa do Munícipio do Porto “fica evidente o impacto que a investigação feita na universidade pode ter na construção de políticas públicas com impacto na qualidade de vida dos cidadãos”.
Com início no passado dia 8 de junho e duração até final do mês de setembro, as sessões do programa PORTO.COMVIDA oferecem aulas de fitness e manutenção todos os sábados, das 10 às 11 horas, em 18 “ginásios a céu aberto” espalhados pela cidade, estabelecidos pela autarquia através da empresa municipal Ágora, responsável pela áreas da cultura, desporto e entretenimento do munícipio portuense.
Este projeto visa incentivar a prática de atividade física e desportiva e contribuir para o desenvolvimento desportivo da cidade.
As aulas agendadas para os dias 8 e 22 de junho, 6 e 20 de julho, 7 e 21 de setembro vão ter lugar nos “ginásios a céu aberto” instalados no Castelo do Queijo (zona streetworkout); Jardim do Calém (zona ativação geral); Parque da Pasteleira; Jardins do Palácio de Cristal; Jardim de Sarah Afonso, Avenida da Cidade de Xangai; Jardim de Paulo Valada: Jardim do Conhecimento/Alameda de Eça de Queirós; e Parque Infantil da Areosa.
Já nos dias 15 e 29 de junho, 13 e 27 de julho, 14 e 28 de setembro, as sessões vão decorrer no Castelo do Queijo (zona ativação geral); Jardim do Calém (zona streetworkout); Jardim de Machado de Assis (Foco); Praça dos Alámos; Jardim de Ezequiel Campos; Parque Infantil de Cervantes; Parque do Covelo; Jardim de Belém; Parque de São Roque; e Parque da Corujeira.
As sessões serão conduzidas por técnicos especializados e adaptadas às necessidades dos participantes.