Com uma carreira de quase quatro décadas dedicada à docência na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), o Professor José Oliveira junta-se, no próximo dia 24 de março, ao restrito grupo de Professores Eméritos da Universidade do Porto (U.Porto). Esta distinção, que faz parte de um conjunto de nove nomeações de Professores Eméritos anunciadas em março de 2025, reconhece os elevados méritos académicos e científicos dos docentes que, ao longo das suas carreiras, contribuíram de forma significativa para o avanço do ensino e da investigação nas suas áreas de especialização.
Professor catedrático e com uma carreira internacionalmente reconhecida, além da docência e ao longo da sua carreira, o Professor José Oliveira desempenhou diversas funções de relevo na FADEUP, incluindo as de Director de Curso, Co-coordenador de uma unidade de investigação, Presidente do Conselho Científico e Sub-Diretor da instituição. Em conjunto com outros docentes, esteve também na génese da primeira unidade de I&D da FADEUP, o CIAFEL (Centro de Investigação em Actividade Física, Desporto e Saúde).
José Oliveira dedicou a sua carreira à área do treino desportivo, mas os seus interesses de investigação levaram-no a explorar a relação entre o exercício físico e as doenças cardiovasculares, área na qual desenvolveu um trabalho inovador. A sua carreira é marcada pelo seu forte compromisso com o ensino e a investigação, tendo dado uma contribuição significativa para a formação de profissionais e para o desenvolvimento do conhecimento científico nas Ciências do Desporto.
A distinção com o título de Professor Emérito reflete o impacto profundo do seu trabalho na FADEUP e na comunidade científica mais ampla, destacando a sua contribuição contínua para o avanço do ensino, da investigação e das práticas científicas no campo das Ciências do Desporto.
Este é o 21.º ano em que a U.Porto presta homenagem aos seus professores jubilados ou aposentados que se destacaram pelos valiosos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade. Desde a introdução do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 97 docentes e investigadores. Até agora, António Costa (2007) e José Maia (2024) foram os únicos professores da FADEUP a receber a distinção, aos quais se junta, agora, José Oliveira.
A proclamação dos mais recentes Professores Eméritos da Universidade do Porto decorre no próximo dia 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria U.Porto, durante as celebrações do Dia da Universidade do Porto 2025.