Filipa Martins, estudante do Mestrado em Treino Desportivo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi recentemente reconhecida como a segunda melhor ginasta da Europa no prémio “Ginasta do Ano”, promovido pela European Gymnastics.

Na eleição para este prémio, a ginasta maiata obteve 39,4% dos votos, atrás da búlgara Valentina Goergieva, vencedora com 53,5%. Este reconhecimento surge após um ano repleto de conquistas, que consolidam Filipa Martins como a melhor ginasta portuguesa de todos os tempos.

A carreira da estudante FADEUP inclui três participações nos Jogos Olímpicos: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em Paris, tornou-se a primeira ginasta portuguesa a chegar à final do concurso completo (‘all-around’), um dos marcos mais importantes da sua trajetória. Filipa Martins desenvolveu ainda um elemento técnico nas paralelas assimétricas, que foi oficialmente reconhecido e adotou o seu nome. Em 2024, a ginasta foi também premiada com o “SmartScoring Shooting Star Award”, um reconhecimento dado a atletas que impactam e inspiram o mundo da ginástica.

Após a sua histórica participação nos Jogos Olímpicos de Paris, Filipa decidiu encerrar a sua carreira competitiva, deixando um legado de sucesso para a ginástica portuguesa e para a FADEUP, onde continua a ser um exemplo de dedicação e excelência.