Faleceu este domingo, 11 de agosto, José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto (U.Porto) e figura de destaque do panorama desportivo português. Para além de liderar o Comité Olímpico desde 2013, José Manuel Constantino foi presidente de várias instituições de relevo, como são exemplo a Confederação do Desporto de Portugal, o Instituto do Desporto de Portugal, o Conselho Nacional Antidopagem e a Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto. A sua contribuição para o desporto em Portugal, tanto como dirigente quanto como pensador, foi vasta e profundamente influente.

A relação de José Manuel Constantino com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) foi especial, caracterizada por uma notável disponibilidade e um singular afeto. A sua gentileza e elegância ficaram evidentes, especialmente durante a sua última visita à FADEUP, no final de março deste ano. Já debilitado pela doença que o viria a vitimar, fez questão de entregar pessoalmente o Troféu Olímpico original que o Comité Olímpico de Portugal havia concedido à FADEUP, num gesto que simbolizou a sua dedicação e respeito pela instituição.

A ação de José Manuel Constantino contribuiu largamente para o progresso da área de conhecimento e intervenção da FADEUP, bem como para a consecução da missão da própria Faculdade, da qual foi, durante dois mandatos, membro cooptado do Conselho de Representantes. Em reconhecimento ao seu contributo extraordinário, a Universidade do Porto, por proposta da FADEUP, concedeu-lhe em setembro de 2016 o título de Doutor Honoris Causa.

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto expressa as mais sinceras condolências à família, amigos e a todas as instituições onde José Manuel Constantino atuou, honrando a memória de um dos grandes nomes do desporto português.

Descanse em paz, Dr. José Manuel Constantino.