O 13º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) foi oficialmente apresentado ontem, 2 de fevereiro, em Matosinhos, cidade que acolhe o evento nos dias 1 e 2 de novembro de 2025. O congresso, a decorrer sob o tema “Desafios para Aprendizagens de Qualidade”, é uma organização do CNAPEF (Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física e Desporto) e da SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física), com o apoio da APEF do Porto. A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é instituição parceira na organização do evento.

Com decisores políticos da autarquia matosinhense e líderes da CNAPEF e SPEF, a apresentação do congresso contou também com a presença da Professora Isabel Mesquita, da FADEUP, que participou na sessão de lançamento, num momento que reforça a importância da realização deste evento para a reflexão e qualificação da Educação Física e do Desporto em Portugal.

Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025, acolhe o evento, proporcionando um ambiente dinâmico e de qualidade, com as infraestruturas adequadas para os debates e trocas de experiências entre académicos, profissionais e decisores políticos. A colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos assegura que o congresso seja um marco no panorama desportivo e educacional do país.

Com o tema central “Desafios para Aprendizagens de Qualidade”, o 13º CNEF propõe-se discutir questões cruciais para a Educação Física, como a relação entre currículo, pedagogia e avaliação, o impacto das infraestruturas e recursos no processo de aprendizagem, os processos neurofisiológicos envolvidos nas atividades físicas, e a promoção da inclusão e diversidade nos contextos educativos.

Este congresso, que se realiza desde 1988, pretende não só ser um ponto de encontro técnico, mas também uma plataforma de reflexão e transformação para os desafios atuais da Educação Física e do Desporto. Além disso, é uma oportunidade para integrar perspectivas internacionais e para o desenvolvimento de práticas inovadoras, sempre com foco na qualidade, inclusão e inovação na área da Educação Física.

O 13º CNEF assume-se, assim, um evento fundamental para todos os profissionais e estudantes da área, contribuindo para o aprimoramento contínuo das práticas educativas e desportivas em Portugal.