A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), representada pela docente Maria Paula Santos, participou na 9ª edição do projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação (SEI.nce), promovido pelo Município do Porto.

A iniciativa, que se realiza anualmente desde 2015, assenta num conjunto de parcerias entre estabelecimentos de ensino da cidade, centros de investigação e instituições de ensino superior, com o objetivo de aumentar a literacia científica e despertar o interesse dos alunos para carreiras de investigador ou cientista.

Na edição de 2024, cujos trabalhos foram recentemente apresentados no Centro de Congressos da Alfândega do Porto por centenas de jovens de diferentes agrupamentos escolares e escolas não agrupadas da cidade, a FADEUP colaborou com a Escola Secundária António Nobre. O trabalho desenvolvido pelas duas instituições centrou-se na relação entre natureza, atividade física e saúde mental, tema sobre o qual a comunidade científica vem demonstrando cada vez mais interesse.

Orientados pela professora Maria Paula Santos, os alunos da Escola Secundária Nobre realizaram um estudo de investigação que incidiu sobre a forma como o ambiente natural influencia a atividade física, as atitudes, as emoções, as sensações e o tempo passado na natureza pelos jovens. Os alunos participaram em todas as etapas de investigação, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas. O trabalho permitiu aos jovens cientistas analisar e compreender melhor os benefícios que o contacto com a natureza pode ter na saúde mental e no bem-estar.

A participação da FADEUP no projeto SEI reflete o compromisso da faculdade com o seu terceiro pilar, a comunidade, contribuindo para a educação científica e para a promoção de hábitos saudáveis entre os jovens. Através desta parceria, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em atividades de investigação real, desenvolvendo competências científicas e aumentando a sua compreensão sobre a importância da natureza na promoção da saúde física e mental.

A apresentação dos resultados do projeto no Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi um momento de celebração do esforço e dedicação dos alunos e dos seus orientadores, destacando a importância de iniciativas como o SEI.ence para o desenvolvimento educacional e científico dos jovens portuenses.