A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e a Federação Portuguesa de Remo (FPR) assinaram, recentemente, um protocolo de colaboração com o objetivo de melhorar a performance dos remadores da Seleção Nacional de Remo. O acordo prevê que a FADEUP, através do Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep), realize duas avaliações biomecânicas e fisiológicas de atletas, por época desportiva, com vista à obtenção de dados essenciais para a melhoria do desempenho.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar nas instalações da FADEUP e contou com a presença de António Manuel Fonseca, Diretor da instituição, e Luís Faria, Presidente da FPR. Estiveram também presentes João Paulo Vilas-Boas, Diretor do Labiomep, Ricardo Fernandes, docente da FADEUP, e Ricardo Cardoso, treinador de remo da U.Porto e doutorando da FADEUP. Durante o evento, os presentes destacaram a importância da aplicação do conhecimento científico para prática desportiva e o impacto que esta colaboração terá na evolução do desporto em geral e, em particular, do remo.

Foto: FADEUP

O Labiomep, centro de excelência na avaliação biomecânica e desempenho motor, assume um papel central nesta parceria. Utilizando tecnologia de ponta, como o barco instrumentado desenvolvido pela construtora de referência mundial Nelo, o laboratório realizará medições detalhadas da performance dos remadores, identificando áreas de melhoria e permitindo a otimização dos treinos, com o objetivo de alcançar um desempenho superior dos atletas da Seleção Nacional.