Entre estudantes e antigos estudantes, atletas e treinadores, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) está bem representada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com presença nas modalidades de ginástica, boxe e BTT cross-country.

Filipa Martins, estudante do Mestrado em Treino Desportivo, participa pela terceira vez nos Jogos Olímpicos. Após alcançar os 37.º e 43.º lugares no concurso ‘All-Around’ do Rio de Janeiro 2016 e de Tóquio 2020, a histórica ginasta portuguesa chega a Paris com grandes ambições. “Conseguir a final do All-Around é o nosso principal objetivo”, afirma. Em Paris, Filipa conta com o apoio de dois antigos alunos da FADEUP, Joana Carvalho e José Ferreirinha, seus treinadores e que também marcam presença na mais importante competição desportiva do mundo.

Entre os estudantes FADEUP, destaque ainda para Robson Silva. O estudante do Programa Doutoral em Ciências do Desporto chega à Cidade da Luz como treinador de dois atletas de boxe, um de Cabo Verde e outro do Mali. Regressar a casa com uma medalha é um dos objetivos, confessa o doutorando, referindo que um dos seus atletas “tem grandes chances” de o conseguir.

Raquel Queirós, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto, atualmente com a matrícula interrompida, compete na modalidade de BTT cross-country. Esta será a segunda participação olímpica de Raquel, que consolida assim a sua posição como principal ciclista feminina “todo-o-terreno” do país.

Finalmente, Gabriel Maroja, antigo estudante FADEUP, é um dos elementos da equipa técnica da seleção de andebol feminino brasileira que vai disputar a competição.

 

Os Jogos Olímpicos de Paris decorrem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, com a participação de 73 atletas portugueses em 15 modalidades.