No passado domingo, 13 de outubro, o Parque da Cidade do Porto foi palco da Caminhada e Corrida Outubro Rosa, organizada pela Unidade Local de Saúde de Santo António, com o apoio dos estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), coordenados pela Professora Paula Santos. A colaboração envolveu alunos da unidade curricular de Metodologia do Desporto – Exercício e Saúde e da Associação de Estudantes (AEFADEUP). Apadrinhado pela medalhada olímpica Rosa Mota, o evento reuniu cerca de 150 utentes, familiares e profissionais de saúde, que se juntaram para sensibilizar sobre a prevenção do cancro da mama e promover a atividade física como importante aliado no combate à doença.

Com partida junto ao Pavilhão da Água, os participantes percorreram 5 km, numa caminhada e corrida que proporcionaram momentos de convívio e partilha, reforçando a importância do exercício físico na promoção da saúde e no apoio à consciencialização sobre o cancro da mama.

A equipa organizadora contou com 25 elementos, incluindo estudantes e uma docente da FADEUP, a alumna Luísa Soares Miranda e ainda Rosa Mota, membro do Conselho de Representantes. | Foto: FADEUP

A colaboração dos estudantes da FADEUP foi essencial para o sucesso da iniciativa, visível na preparação e acompanhamento do evento, nomeadamente nos momentos de acreditação e distribuição de brindes, aquecimento dos participantes e sinalização do percurso.

O cancro da mama afeta maioritariamente mulheres, representando 99% dos casos detetados, embora também atinja homens. A sensibilização é fundamental para a deteção precoce e o combate eficaz à doença.