Na manhã de segunda-feira, 9 de dezembro, entre as 9h e as 11h, decorreu no Pavilhão de Ginástica Rítimica da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) um workshop dedicado à prevenção de quedas na população sénior. O evento, que reuniu cerca de três dezenas de idosos, apresentou como objetivo a promoção da literacia em saúde entre a população mais velha, abordando questões práticas e estratégias para prevenir quedas no quotidiano.
As atividades foram dinamizadas no âmbito do programa de estágio Erasmus+ por duas estudantes de mestrado provenientes da Universidade de Ghent, na Bélgica, que se encontram a realizar mobilidade na FADEUP. A supervisão da atividade foi da responsabilidade da Professora Paula Santos, da área de Exercício e Saúde da FADEUP.
Além das duas estudantes da universidade belga, estiveram também presentes no evento estudantes do 2º ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde, bem como estudantes de Metodologia de Exercício e Saúde, da licenciatura em Ciências do Desporto, que contribuíram ativamente para a dinamização das atividades e interações com os seniores participantes. O workshop incluiu componentes teóricas e práticas, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância da prevenção de quedas.
A supervisora das estudantes da Universidade de Ghent, Professora Virginie Van Houtte, também marcou presença no evento, evidenciando a colaboração internacional entre as duas universidades. A atividade contou com o apoio do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), da FADEUP, unidade de investigação que centra a sua atividade no estudo do conhecimento e de competências na promoção, avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de atividade física e/ou exercício na sua relação com a saúde humana.
Para mais informações sobre a prevenção de quedas na população sénior, descarregue a brochura preparada pelos estudantes FADEUP.