Marta Teixeira, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), sagrou-se vice-campeã mundial de futsal universitário. A final da competição, que colocou frente-a-frente Portugal e Brasil, decorreu este domingo, 16 de junho, na cidade chinesa de Xangai.

Portugal, que defendia o título de campeão mundial, teve um percurso irrepreensível até à final, com Marta Teixeira a assumir-se com uma das peças-chave da equipa. A estudante FADEUP destacou-se ao contribuir decisivamente para o único golo da equipa lusa no derradeiro jogo da competição. O confronto, uma reedição da final de 2022, começou bem para Portugal, que aos 12 minutos se colocou à frente do marcador após um passe de Marta Teixeira que terminou com um autogolo brasileiro. Contudo, apesar da vantagem, a equipa portuguesa acabou por sair derrotada por 1-3, após prolongamento.

A jovem atleta-estudante da FADEUP foi fundamental nos quatro jogos disputados por Portugal neste Mundial. Na fase de grupos, marcou um golo na vitória contra a Polónia (5-1) e ajudou a derrotar a Nova Zelândia (7-0) e a China (3-1, nas meias-finais).

Com apenas 22 anos, Marta Teixeira, atleta do Novasemente GD, acumula um impressionante currículo no futsal feminino. Além do vice-campeonato agora conquistado, subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 pela seleção nacional feminina de futsal sub-19 e foi campeã mundial universitária em 2022. A estudante FADEUP voltou a sorrir após uma grave lesão que a afastou do futsal durante largos meses.