Uma equipa de estudantes da unidade curricular de Gestão de Projetos do Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) esteve em destaque na fase regional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal. Composta por Filipe Carvalho, Jessé Pereira, Jorge da Silva, Mykaelly Silva e Sara David, a equipa de mestrandos alcançou o apuramento para a fase nacional da competição.

Sob o nome “SportsHome”, o projeto apresenta uma solução inovadora para um panorama desportivo atual marcado pela globalização e pelo aumento de adeptos que não residem perto dos clubes ou ligas que acompanham. O conceito apresentado pelos estudantes da FADEUP passa por criar um espaço físico que replique a atmosfera dos eventos desportivos, com bancadas, ecrãs centralizados e banda sonora temática. O objetivo é proporcionar uma experiência única que una adeptos de diferentes lugares, satisfazendo a necessidade de proximidade com o desporto e outros adeptos.

A fase regional do Start Up Programme, recentemente disputada na Universidade da Maia (UMaia), contou com a participação de várias equipas, apurando duas para a fase nacional: uma da FADEUP e outra da UMaia. A docente Susana Soares, da FADEUP, é a tutora do projeto “SportsHome” e orientou os estudantes ao longo do percurso competitivo. Além da equipa apurada, a FADEUP contou com a participação de mais quatro equipas na competição.

A fase nacional do Start Up Programme realiza-se em 2025, na cidade de Cascais. A etapa vai reunir as melhores ideias e projetos de todo o país, proporcionando uma plataforma de desenvolvimento para a inovação e o empreendedorismo jovem. Os vencedores da fase nacional apuram-se para a final europeia, a decorrer também em 2025.

Sobre a Júnior Achievement Portugal

A Júnior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos, criada em novembro de 2005 e que apresenta como missão promover o espírito empreendedor junto das crianças e jovens portugueses e prepará-los para a economia global. A JAP é a congénere portuguesa da Junior Achivement, a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo, criada em 1919.