A estudante Simone Geremia, do Programa de Doutoramento em Atividade Física e Saúde da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguida com o prémio de melhor comunicação oral nas III Jornadas de Medicina do Exercício.
A doutoranda FADEUP destacou-se entre os participantes com o trabalho “Efeitos de um programa de pilates de 20 semanas na melhoria da estabilidade e equilíbrio em adultos mais velhos”. O estudo apresentado integra o projeto de doutoramento de Simone Geremia, que, sob orientação e coorientação das docentes Andreia Pizarro e Joana Carvalho, respetivamente, procura avaliar o efeito combinado da prática de Pilates com exercicios de dupla tarefa na melhoria da força e estabilidade do tronco, equilibrio, função congitiva e risco de quedas em pessoas com 65 anos ou mais.
O trabalho de investigação da estudante da FADEUP é um importante contributo para a promoção da saúde dos idosos, especialmente na prevenção de quedas e na manutenção de autonomia nesta população. A distinção atribuída sublinha a relevância do tema para uma sociedade cada vez mais envelhecida e com potencial impacto ao nível dos sistemas económico, de saúde e social.
As III Jornadas de Medicina do Exercício decorreram na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e reuniram especialistas para discutir avanços e inovações na área da medicina do exercício.