Daniel Barreira, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), integrou a equipa técnica responsável pela conquista do título europeu da Seleção Nacional Sub-17, desempenhando funções como coordenador técnico e metodológico das seleções nacionais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A final do Campeonato da Europa, disputada na Arena Kombëtare, em Tirana (Albânia), terminou com uma vitória por 3-0 frente à França.
Os golos de Anísio Cabral (30’), Duarte Cunha (38’) e Gil Neves (60’) garantiram o terceiro título europeu do escalão Sub-17 para Portugal. Este desfecho positivo surgiu após um empate a zero entre as duas equipas na fase de grupos, evidenciando a evolução e solidez competitiva da seleção ao longo do torneio.
No âmbito das suas funções na FPF, Daniel Barreira tem contribuído para o desenvolvimento de modelos de treino e de jogo que promovem a consistência e a qualidade da formação desportiva nacional. A sua intervenção metodológica, baseada em princípios pedagógicos e científicos, tem sido aplicada em todos os escalões de formação, com impacto visível na organização coletiva, na tomada de decisão e na gestão da performance das equipas.

Portugal sagrou-se campeão de sub-17 pela terceira vez na sua história | Foto: FPF
Esta conquista sublinha a relevância da articulação entre conhecimento académico e prática desportiva, bem como o papel que a investigação e o ensino em Ciências do Desporto podem desempenhar no desempenho de equipas de alto rendimento.