Visitas serviram para debater e projetar novas formas de colaboração entre a FADEUP e as suas congéneres tailandesas. (Foto: FADEUP)

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), representada pelo diretor Jorge Olímpio Bento e por Hugo Silva, do Gabinete de Relações Externas, está a realizar uma visita a três universidades tailandesas, tendo por objetivo o aprofundamento da cooperação com aquelas instituições parceiras, com especial destaque para a preparação das condições para o estabelecimento de Duplas Titulações nos Cursos do 2º e 3º Ciclos.

A visita iniciou a 6 de maio e teve como primeiro ponto de passagem a Faculdade de Ciências do Desporto da Kasetsart University (SSKU). A preparação de uma Dupla Titulação entre os Mestrados em Gestão Desportiva das duas faculdades, assim como a forma de dar continuidade à mobilidade no curso de licenciatura foram alguns dos temas que marcaram o encontro. Foi também discutida a possibilidade da FADEUP acolher estudantes de PhD da SSKU, no regime de co-tutela.

A 12 maio, o destino foi a Faculdade de Ciências do Desporto da Burapha University (SSBU), instituição em que a delegação portuguesa participou numa série de encontros centrados  na possibilidade de acolher de uma forma regular recém doutorados da SSBU, para a realização de uma período de estágio em alguns dos seus departamentos e laboratórios.

Já esta quinta-feira, dia 16, o programa centrou-se na Chulalongkorn University e incluiu uma visita à Faculdade de Ciências do Desporto (SSCU) daquela instituição, onde o intercâmbio de estudantes na Licenciatura foi tema de conversa. Da parte da tarde, os dois representantes da U.Porto estiveram na Sports Authority of Thailand (SAT) para fazer o balanço da cooperação com as universidades daquele país, numa conferência de imprensa que encerrou também a celebração dos 500 anos do tratado de amizade Tailândia-Portugal.

O programa oficial da viagem termina esta sexta-feira, 17 de maio, com uma visita à Faculdade de Educação da Kasetsart University (FEKU), na qual será discutida a possibilidade da FADEUP acolher estudantes de pós-doc oriundos desta faculdade.